Confira 5 receitas caseiras para tirar espinhas que podem funcionar de verdade, especialmente para você que sofre com a acne regularmente.
Seja adolescente, seja adulto, ninguém gosta de ter espinhas, não é mesmo? Essas marquinhas indesejadas aparecem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
A acne é uma condição inflamatória. Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os, o que permite que haja o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.
A acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas.
Veja algumas opções de remédio para espinhas, caso você queira algo mais forte do que essas receitas caseiras, e mais dicas que podem te ajudar a tirar espinha interna inflamada.
Vamos conhecer algumas receitas caseiras para tirar espinhas com um passo a passo de preparo e como usar na sua pele.
Ingredientes:
Passo a passo:
Em um potinho, misturar o mel e a canela com o auxílio de uma colher para formar uma pasta; Depois que limpar o rosto, aplicar a máscara na região e deixar agir durante 10 a 15 minutos; Lavar o rosto, tirando a máscara por completo, e secar o rosto por meio de toques suaves na área.
Ingredientes:
Partes iguais de açúcar e de óleo de coco.
Passo a passo:
Misturar as partes iguais de açúcar e óleo de coco em um potinho com o auxílio de uma colher; Esfoliar a pele com a mistura obtida e lavar bem o rosto.
Aproveite para conhecer todos os benefícios do óleo de coco para pele.
Ingredientes:
Passo a passo
Com o auxílio de uma colher – raspar o gel da planta aloe vera – se resolver comprar o gel em alguma loja, certifique-se que ele seja o mais puro e natural possível e que não tenha outros ingredientes adicionados; Aplicar o gel diretamente na pele limpa como um hidratante.
Aproveite e entenda em detalhes se usar babosa na pele é bom.
Ingredientes:
Passo a passo:
Preparar o chá verde: imergi-lo na água fervente ao longo de três até quatro minutos; Tampar e esperar o chá esfriar; Uma vez que o chá verde tiver esfriado, despejá-lo em uma garrafinha com spray.
Borrifar o chá verde da garrafa em uma bolinha de algodão e aplicá-la na pele; Deixar até secar e, então, lavar a pele com água. Finalizar secando a pele por meio de batidinhas leves.
Ingredientes:
Passo a passo:
Misturar uma parte de vinagre de cidra de maçã com três partes de água dentro de uma garrafinha bem limpa; Depois de limpar bem a pele, aplicar a mistura no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão.
Deixar a mistura trabalhar ao longo de cinco até 20 segundos, lavar o rosto com água e secar por meio de batidinhas leves na região.
Como aplicar o vinagre de cidra de maçã na pele pode provocar queimaduras e irritação, o ingrediente sempre deve ser utilizado em quantidades pequenas e ser diluído na água.
Não existem garantias de que essas receitas caseiras para tirar espinha apresentadas na lista acima vão funcionar como a solução para acabar de vez com as suas espinhas. Em alguns casos, elas podem apenas dar uma força para amenizar o problema e, em outros, elas podem não surtir efeito algum.
Mas por que isso acontece? Bem, é preciso considerar que existem diferentes graus de quadros de acne, provocados por diferentes causas. Logo cada caso pode exigir um tipo diferente de tratamento.
Portanto, para saber se a receita para tirar espinhas que você deseja usar realmente pode dar certo para você e, principalmente, não pode fazer mal para a sua pele, o jeito mesmo é conversar com um dermatologista.
É importantíssimo assegurar que a estratégia que você deseja utilizar não pode traz riscos de prejudicar a sua pele e saúde, como, por exemplo, provocando reações alérgicas.
Aproveite a consulta com o especialista para saber qual tratamento completo é necessário e eficiente para lidar com o seu caso de espinhas, em particular.
Caso você percebe alguma reação na pele ou de qualquer outro tipo depois de usar uma receita para tirar espinhas, procure imediatamente o auxílio médico mesmo se não julgar que o problema é muito grave.
Isso é fundamental para checar a real seriedade do efeito colateral em questão, receber o tratamento necessário e saber como deve proceder a partir de então.
Se você tiver uma reação alérgica leve a algum produto utilizado em receitas caseiras para tirar espinhas e insistir em usar o ingrediente, existe o risco de que o problema se agrave. Portanto, não se arrisque: ao experimentar um problema procure a orientação médica e previna reações piores.
Por Mundo Boa Forma