A pele com acne requer cuidados especiais, pois é mais sensível. Felizmente, existem diversos produtos disponíveis no mercado que podem nos ajudar a tratar a acne. No entanto, é importante descobrir qual é o mais adequado para o nosso problema e tipo de pele. Vamos conhecer mais sobre os cremes para tratar a pele com acne e como escolher o melhor.
Pele com acne: qual creme escolher?
A acne pode ser causada por fatores externos e alterações hormonais internas. Embora seja um problema frequentemente associado à adolescência, também pode ocorrer na idade adulta ou em períodos específicos, como em situações estressantes ou durante a gravidez.
Uma visita ao dermatologista é fundamental para identificar a causa da acne e encontrar a solução adequada. No entanto, é comum que queiramos remover a acne rapidamente e acabemos exagerando na limpeza, o que pode levar ao surgimento de mais lesões. Portanto, é importante seguir as orientações do profissional e escolher o creme correto.
Vamos ver agora qual creme devemos escolher, considerando o tipo de pele, para tratar e curar a acne.
Pele oleosa ou mista com tendência acneica:
É necessário um hidratante leve, de baixa viscosidade, livre de óleo e à base de água, como uma loção. Caso o hidratante não cause acne, mas pareça pesado, pode ser diluído com um pouco de água antes de ser aplicado na pele.
Pele seca com tendência acneica:
É necessário um hidratante um pouco mais espesso e cremoso, que não seja comedogênico e contenha ingredientes calmantes, como aloe vera ou flor de lotus, para reduzir o inchaço da acne e prevenir novas lesões.
Pele normal e acneica:
Pessoas com pele normal podem usar um hidratante que contenha óleo de jojoba, pois não é comedogênico e imita o sebo natural produzido pela pele. Isso ajuda a controlar a superprodução de sebo, fazendo com que a pele entenda que já possui sebo suficiente.
Pele sensível com tendência acne:
Os hidratantes à base de glicerina são seguros para pessoas com pele sensível e propensa a acne. É recomendável optar por um hidratante sem fragrância, pois os produtos químicos usados em fragrâncias artificiais podem causar irritação.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar qualquer produto na pele, não esqueça de consultar seu dermatologista de confiança.