Pavlova com frutas frescas: a sobremesa gourmet mais fácil de preparar
Ninguém resiste à iguaria da sobremesa do momento: a pavlova com frutas da época. Uma sobremesa clássica da Nova Zelândia que está na moda nas cozinhas de todo o mundo, essa iguaria está na moda e por um excelente motivo! É requintado, fácil de preparar e também atraente aos olhos: perfeito para deslumbrar os convidados.
A clássica pavlova tem uma base de merengue montada com frutos vermelhos, mas a verdade é que pode ser feita com qualquer fruta da época: figos, peras, morangos, cerejas e até batata doce em calda. Qualquer combinação é possível graças à suavidade do merengue suíço tratado como mostraremos.
O nome da sobremesa típica deve-se à bailarina Anna Pavlova que, durante uma digressão mundial em 1926, foi surpreendida por um dos chefs do hotel onde estava hospedada que, para a homenagear, inventou uma sobremesa com o seu nome. Incrível!
É uma sobremesa irresistível porque por fora é crocante e mais firme, mas por dentro é macia, cremosa e suave.
Se você ainda não experimentou, saiba que é um sabor único, que vale a pena e o melhor é que você pode prepará-lo em casa. Vamos passo a passo!
>>Veja como fazer a milanesa perfeita
>>Aproveite essa receita de torta de limão sem forno
1- Para preparar esta pavlova, a primeira coisa a fazer é aquecer o forno a 150 graus. Em seguida, forre uma assadeira com papel manteiga.
2- Você pode fazer um bolo grande de 23 centímetros de diâmetro ou círculos individuais, como quiser. Desenhe-os no papel.
3- Em seguida, pegue uma tigela e bata três claras de ovos até ficarem firmes. Acrescente aos poucos ¾ da xícara de açúcar e aos poucos a integra-la sem parar de mexer.
4- Em seguida, misture o restante do açúcar, o amido de milho e, aos poucos, o suco de limão. O merengue suíço que será a base da pavlova está pronto.
5- Agora espalhe o merengue com uma espátula ou saco de confeiteiro dentro do círculo desenhado ou dos pequenos círculos que serão suas pequenas pavlovas individuais. Calcule aproximadamente um centímetro de espessura.
6- O merengue é colocado em forma circular formando uma base que depois vai se juntando durante o cozimento.
7- Deixe cozinhar por uma hora a 150 graus e desligue o forno, mas não retire o merengue ainda. Deixe por mais 30 minutos.
8- Quando o merengue estiver frio, ele deve estar duro por fora e úmido por dentro.
9- E agora, é hora de misturar o creme de leite, a meia xícara de açúcar de confeiteiro e em seguida, bater até a mistura engrossar. Por fim, resta decorar o merengue com a mistura e espalhar as frutas selecionadas.
A escolha é tão livre quanto o gosto dos convidados. As combinações possíveis sempre ficam boas, seja uma fruta adoçada ou natural: o merengue dá aquele toque macio e infalível, além do toque crocante ao morder o crocante por fora e o merengue úmido por dentro.
Uma festa de sabor! Atreva-se a preparar a sua própria pavlova em casa!
>>Que tal fazer um pão de leite macio para hora do lanche ou do café?