Tendemos a deixar nossas janelas e varandas abertas. No entanto, a menos que estejam equipadas com redes mosquiteiras, isso significa que as moscas e os mosquitos podem entrar na casa com mais facilidade. Existe uma grande tentação de esmagá-los para evitar que nos perturbem.
Eu entendo que essa não é uma solução muito ecológica, afinal, eles também são animais. Mas há também uma motivação de saúde para evitar esmagar as moscas.
Embora seja bom tentar evitar que moscas e varejeiras entrem em casa (elas podem carregar bactérias e se instalar em todos os lugares, até em pratos, copos e alimentos que depois entram em contato com nossa boca), podemos fazê-lo com métodos não violentos.
Além dos vários sprays químicos que podem ser usados para afastá-los, existem remédios naturais igualmente eficazes que não poluem o meio ambiente e não são perigosos para os animais. Por exemplo, você pode fazer uma armadilha para insetos com uma garrafa.
Pegue uma garrafa de plástico e corte-a ao meio. Despeje água com açúcar na parte inferior e coloque a parte cortada de cabeça para baixo na garrafa, como se fosse um funil. As moscas serão atraídas pela água doce e entrarão no funil sem conseguir sair.
Outro método para afastar as moscas é o uso de algodão com óleo essencial: é rápido, fácil e seguro (desde que você coloque as bolinhas de algodão com óleo essencial fora do alcance de cães e gatos para evitar que sejam engolidas acidentalmente). Aqui explicamos como funciona.
Existem também muitas maneiras de manter as moscas longe de casa e das plantas que possuem um cheiro desagradável para esses insetos.
A única coisa que não se deve fazer é esmagá-las. Ao esmagá-las, você espalha as larvas pelo ambiente. Isso pode causar infestações conhecidas como miasma.