Pare de fazer isso: Nunca mais lave a carne antes de cozinhá-la. Aqui contamos-lhe porquê e mais algumas dicas para desinfetá-la corretamente.
Muitas vezes compramos a nossa carne no supermercado ou no açougue e quando chegamos em casa a primeira coisa que fazemos é colocá-la debaixo de água corrente ou num prato para a lavar. Isso é normal por que querermos certificar-nos de que está limpa, mas essa não é a melhor forma de fazer. É um erro grave. Mas com essas dicas de culinária que vamos te passar você pode cuidar da sua saúde deixando essa prática desnecessária e perigosa.
Estamos tão afastados do processo de produção da carne que na maioria das vezes não temos ideia de onde ela vem ou todo o processo que ela passa antes de chegar na nossa cozinha. Então imediatamente colocamos para lavar com o objetivo de remover todas aquelas bactérias que pode ter pego ao longo do caminho.
Mas lavar a carne é a pior coisa que você pode fazer para tentar se livrar dela e, ao contrário, pode acabar contaminando mais a comida. Por isso é importante que você conheça algumas dicas de cozimento que acabarão com esse problema em minutos.
O problema de lavar a carne antes de cozinhá-la é que ela tem um número infinito de germes e bactérias em sua superfície, mas a água não é capaz de eliminá-los. Nem mesmo se você tentar usar sabão, essas bactérias desapareceriam.
Quando você lava a carne, a única coisa que acontece é que acaba contaminando outras superfícies e alimentos graças às gotas que podem ser atiradas na pia e utensílios de sua cozinha, o que é conhecido como contaminação cruzada.
Para desinfetar a carne crua não é necessário lavá-la com água, a forma mais indicada para evitar a contaminação cruzada segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é cozinhá-la na temperatura adequada, para que todos os contaminantes sejam completamente eliminados dos cortes inteiros.
A carne deve ser cozida a 150°F, carnes moídas 150°F, aves, incluindo frango moído e peru, entre outras carnes.