Pare agora: por que você não deve carregar a bateria do celular até 100%? Leia o post e aprenda a conservar a bateria do seu celular!
Antigamente, não estávamos tão preocupados com a autonomia de um celular. Também não nos importamos como ou quanto tempo demorava para carregar. No entanto, o fato dos smartphones consumirem cada vez mais recursos e conhecermos mais aspetos técnicos das suas baterias fez-nos conhecer os hábitos de carregamento mais recomendados. E é importante manter uma boa saúde da bateria.
E carregar o celular até 100%, seja vindo de 0% ou qualquer outra porcentagem maior, nem sempre é recomendado. Alertamos que a saúde da bateria pode ser afetada negativamente se você tem essa prática. Neste post, contamos o porquê.
Vamos começar com a pergunta chave para entender tudo isso, o que é ciclo de bateria ou ciclo de carga? Um ciclo de carga ocorre quando um celular está totalmente carregado de 0 a 100%. Entende-se que cada celular tem um determinado número de ciclos em sua bateria e, após esse número de ciclos, a bateria já pode ser considerada obsoleta.
E não é que o ciclo de carga seja ruim por si só, pois no final é um indicador. O negativo advém do que acontece a nível físico nas baterias enquanto estas são recarregadas, tendo o movimento e a acumulação de eletrões como os principais agentes de deterioração das baterias. É por isso que as baterias de lítio dos celulares sempre vão se desgastar, já que essa é a sua natureza. E quanto mais desgaste sofrerem, menos autonomia vão oferecer.
E mesmo sabendo que é impossível usar um celular sem consumir ciclos de carga, isso não significa que não possamos fazer algo para impedir essa degradação. Se ao invés de consumir um ciclo completo de carga de uma só vez fizermos com que ela consuma em diferentes cargas, estaremos fazendo com que a bateria acabe prolongando sua vida útil.
Não deixar o celular descer abaixo dos 20% e carregá-lo apenas até aos 80% ajuda a abrandar o consumo dos ciclos de carregamento, tendo de efetuar vários carregamentos para um completo ser consumido.
E como isso é feito? Bem, fundamentalmente, demorando mais para consumir um ciclo de carga completo. Portanto, é melhor manter a bateria entre 20 e 80%. Ocasionalmente, você pode ler que entre 40-80% e até 40-60% é apropriado, mas vários estudos e fabricantes acabaram padronizando a faixa mencionada acima de 20-80%.
Além disso, é de 80% quando a carga é mais sensível e é por isso que ocorre uma carga mais lenta na maioria dos celulares. Sem ir mais longe, fabricantes como Apple oferece opções de carregamento que limitam o carregamento após 80% e só recarregam quando, por meio de inteligência artificial, detectam que é necessário atingir 100%.
Manter o celular em 20% e retirá-lo do carregador quando atingir 80% também significa que não estamos consumindo um ciclo de carregamento completo, mas uma parte dele. Especificamente, 60%, tendo que fazer pelo menos uma carga e meia para que esse ciclo seja consumido.
Os hábitos de carregamento também não devem ser levados ao extremo, pois carregar o celular a 100% não implica gravidade no curto prazo. Mas a médio/longo prazo prejudica a bateria.
Insistimos, nem chegar a 100% de carga nem esperar que ela se desligue por falta de bateria são bons hábitos e implicam em consumir um ciclo de carga completo e, consequentemente, a vida útil da bateria será encurtada. Embora seja evidente que em casos específicos nada acontece, já que você não notará muito o efeito se o fizer muito esporadicamente.
Como conselho adicional e conclusão deste post, dizer que acompanhar os ciclos de carregamento é algo altamente recomendável também para saber o status da bateria o tempo todo. Existem aplicativos no Google Play que permitem obter informações claras sobre ele, como Ampere , AccuBattery ou Charge Cycle Battery Stats.