Parceria entre Ministério do Trabalho e Microsoft oferece 5 milhões de bolsas de estudo

Os cursos abrangem desde o letramento digital básico até conhecimentos avançados em programação, divididos em sete programas básicos.

Parceria entre Ministério do Trabalho e Microsoft oferece 5 milhões de bolsas de estudo | O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmou uma parceria com a Microsoft para oferecer cursos de tecnologia da informação (TI) gratuitos e certificados. Com o objetivo de atender a demanda crescente do mercado e suprir a falta de profissionais especializados em TI, o programa Caminho Digital oferece 5,5 milhões de vagas para cursos online na plataforma Escola do Trabalhador 4.0.

Os cursos abrangem desde o letramento digital básico até conhecimentos avançados em programação, divididos em sete programas básicos que passam do nível básico ao avançado. Com a possibilidade de atender até 5,5 milhões de alunos em atividades online, o programa oferece mais de 134 cursos na área de TI.

Mais vantagens para quem se inscrever

Uma das vantagens é que todos os inscritos terão acesso ao pacote Office 365 gratuitamente durante o curso. O programa também oferece tutorias online de forma contínua para auxiliar os alunos durante o curso, além de emitir um certificado com o selo da Microsoft e do Ministério do Trabalho e Emprego para cada curso concluído na formação.

Outra vantagem é que, sem custo nenhum, o aluno trabalhador pode cursar quantos módulos quiser, após concluir um, pode se inscrever para os seguintes e realizar uma formação continuada que pode iniciar no aprendizado básico e seguir até os cursos avançados de TI.

Segundo a Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, a oferta inicial de 5,5 milhões pode até mesmo vir a ser ampliada de acordo com a demanda ao serviço.

Como realizar inscrição

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site do programa e realizar um “teste de carreira” que busca medir os conhecimentos e indicar a trilha mais adequada para cada inscrito. O programa é aberto a qualquer residente no território nacional, sem limitação de idade ou localidade.

Com a iniciativa, o Ministério do Trabalho e Emprego busca centralizar as iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltadas para a Economia 4.0, oferecendo novas oportunidades aos trabalhadores de buscar novos caminhos profissionais.

Veja também: Inscrições abertas para cursos profissionalizantes nos CMCTs de SP