Panetone feito na lata de pêssego

Publicado por
Yanara Cardeal

A receita do panetone feito na lata de pêssego parece maluca, mas é genial. É uma ideia que nos permitirá reciclar e reutilizar aquelas latas que guardamos, sem saber o que fazer com elas.

O resultado será um delicioso Pão Doce, que embora seja difícil de acreditar, terá outro sabor, na verdade para mim tem outro sabor, é uma opinião pessoal claro. É também uma receita muito simples, para que possa fazer um delicioso pão doce e ter o prazer de fazer esta delícia, com as suas próprias mãos.

Você vai ver que usar esse molde é super prático, inovador e engenhoso. É algo semelhante a quando se faz o bolo de batata doce em lata, as latas são muito resistentes e por isso podemos utilizá-las para diferentes preparações.

Essa ideia é ótima, já que podemos aproveitar os diversos tamanhos de latas para fazer diversos tamanhos de pães doces, muitos até os fazem pequenos para dar de presente.

Como fazer Panetone na lata

Passaremos a receita para fazer este delicioso pão doce, você verá que o cozimento ficará perfeito. O resultado final será um pão doce húmido, muito fofo mas sobretudo bem cozinhado.

Para fazer isso vamos precisar de:

Ingredientes

-500 g de farinha comum
-50 g de manteiga amolecida
-2 ovos
-150 g de nozes ou chips
-30 g de fermento
-raspas de laranja
-adoçante ou açúcar a gosto (aprox. 150g)
-240cc de leite morno -essência
de baunilha ou pão doce –
Água aleatória opcional –
2 latas grandes de pêssego

Preparação do panetone feito na lata de pêssego

1-Para começar, vamos preparar o fermento para a massa. Isso é importante, pois é o que permitirá que a massa cresça adequadamente.

2- Em seguida, colocamos em um recipiente metade do leite morno designado, adicionamos o fermento, 1 colher de sopa de farinha e outra de açúcar. Misture, tampe e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

3- Após esse tempo, colocaremos a farinha, o açúcar ou adoçante e a raspa de laranja em outro recipiente.

4- Cavamos o centro e lá colocaremos o restante do leite morno, a manteiga derretida, os ovos, a essência e o fermento que já tínhamos pronto.

Começamos a misturar tudo, tentando fazer do centro.

5- Viramos a mesada e começamos a amassar energicamente. Amassamos até obter uma massa lisa e homogênea.

6- Cubra com película aderente e deixe repousar até crescer. É importante deixar a massa descansar, até dobrar de tamanho.

7- Assim que a massa crescer o suficiente, começamos a trabalhar novamente. Vamos dividi-lo ao meio e esmagar as metades com um rolo, para desgaseificar. Fazendo assim vai sair pão doce de 2 1/2 quilo, se quiser fazer um pão doce grande de 1 quilo a gente não divide nada. Mas lembre-se de obter uma lata muito maior.

8- Colocamos na massa, as nozes que quisermos ou pepitas de chocolate. Voltamos a amar, até nos integrarmos bem.

9- Colocamos os pãezinhos nas latas de pêssego, previamente untadas com manteiga e enfarinhadas.

10- Cubra e deixe descansar por pelo menos 1 hora ou até dobrar de volume.

11- Após este tempo, pincelaremos a superfície de ambos com ovo, colocaremos as latas em um prato e levaremos ao forno pré-aquecido a cerca de 180° por cerca de 30 ou 40 minutos. Isso dependerá da potência do seu forno, por isso aconselhamos que verifique se estão prontos espetando-os com um palito.

12- Ao retirar do forno veremos que as laterais já se desprenderam da forma, facilitando o desenformar.

13-Deixe esfriar um pouco e depois desenforme. Se quisermos, podemos banhar com glacê ou com banho de chocolate.

Dicas úteis

-É muito importante que antes de usar a lata, certifique-se de que ao abri-la não ficou nenhum pedaço de lata na borda onde estava a tampa. Isso é extremamente importante para evitar acidentes.

-Lembramos a importância de deixar a massa crescer, para evitar possíveis complicações na hora de cozinhar.

-Lembre-se que para desenformar o doce de panela, você deve esperar até que esfrie um pouco, mas não completamente, pois corre o risco de a base grudar com a própria umidade.

-Não se esqueça de pré-aquecer o forno cerca de 20 minutos antes à temperatura indicada, caso contrário o preparado pode arrebatar.