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Pane no INSS atrasa atendimentos e prejudica milhares de beneficiários

Publicado por
Tatiane Santos

Pane no INSS atrasa atendimentos e prejudica milhares de beneficiários | Os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia enfrentaram um problema em comum no atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nesta quinta-feira, 25/05. Uma pane no sistema do Dataprev, utilizado como base de dados para auxiliares do INSS, provocou o cancelamento de milhares de exames, perícias e consultas.

Essa falha ocorreu em meio a reclamações recorrentes de clientes sobre filas enormes e dificuldades de atendimento. Além disso, o uso indevido de um link enviado pela Embratel agravou a situação, impactando milhares de pessoas com desmarcações de compromissos.

O motivo da falha no sistema do INSS

Até o momento, não se sabe exatamente o motivo que levou ao erro no sistema do INSS, especificamente no Dataprev. No entanto, essa pane pode estar relacionado a reclamações recorrentes sobre a demora no atendimento e filas extensas que os clientes enfrentam. No início do ano, a fila para perícias médicas ultrapassou 100 mil pessoas, evidenciando os desafios enfrentados pelo órgão.

Além da falha no sistema, um link indevido foi enviado aos beneficiários do INSS pela Embratel. Esse link estava relacionado à marcação de consultas ou outros atendimentos do Instituto. Como resultado, milhares de pessoas tiveram seus compromissos desmarcados devido a essa utilização incorreta do link. O impacto dessa situação agravou ainda mais o problema já existente.

Aumento na procura de benefícios

Um fator que contribuiu para o aumento da demanda no atendimento do INSS foi o reajuste em benefícios oferecidos pelo governo federal. Um exemplo é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo valor foi ajustado para corresponder ao novo salário mínimo, fixado em R$1.320. Essa medida levou a um aumento na procura por benefícios do INSS, gerando uma pressão adicional sobre o órgão.

O cancelamento em massa de exames, perícias e consultas devido à falha no sistema do INSS e ao uso indevido do link enviado pela Embratel resultou em graves consequências para os pacientes. Além do transtorno de terem seus compromissos desmarcados, muitos deles dependem desses atendimentos para dar continuidade a tratamentos médicos ou pedidos de benefícios essenciais.

Medidas tomadas pelo INSS

Após a identificação do problema, o INSS está trabalhando para solucionar a falha no sistema do Dataprev e restabelecer o atendimento aos beneficiários. Também é esperado que sejam adotadas medidas para evitar a ocorrência de falhas semelhantes no futuro, buscando melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelo órgão.

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