Aprenda a preparar essa receita fácil de aperitivo e experimente deliciosos palitos de calabresa e queijo que também são rápidos de fazer. As reuniões de amigos que eu mais gosto são aquelas que são quase improvisadas, em geral, não gosto de fazer planos de muito longo prazo porque com o tempo eles dão errado e é uma decepção.
Mas o ruim de improvisar é que às vezes faltam ingredientes que não dá tempo de comprar ou você simplesmente esquece algo básico como pão. Nestas situações, não desistimos, e se safa com receitas como estes palitos de calabresa e queijo.
São torrados e crocantes por fora e macios por dentro. Depois de prontos e frios, podem ser guardadas em um saco de papel e mantidas crocantes por várias horas, para que você não precise esperar para fazê-las na hora. último minuto. São muito rápidos de fazer, então é só misturar os ingredientes, moldá-los e assar direto, sem perder tempo.
Ingredientes:
- Farinha de trigo, 200 g
- Farinha de arroz, 50 g
- Fermento químico, 1 colher de chá
- Calabresa curada em cubos, 75 g
- Queijo em cubos, 75 g
- Sementes de gergelim, 2 colheres de sopa
- Azeite extra virgem, 3 ½ colheres de sopa
- Cebola, 1
- Água, 100ml
- Sal, ½ colher de chá
Modo de preparo dos palitos de calabresa e queijo:
É uma receita sem complicações, a primeira coisa que devemos fazer é ligar o forno a 200ºC para que aqueça, porque o resto é tão rápido que é muito provável que quando terminarmos o forno ainda não tenha atingido a temperatura.
Descasque a cebola, corte-a em pedaços pequenos e refogue em fogo alto com meia colher de sopa de azeite extra virgem e uma pitada de sal por 2 ou 3 minutos. Não estamos procurando que seja cozido, apenas que perca a rigidez e asse um pouco.
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, meia colher de chá de sal, o fermento real e as sementes de gergelim. Misture bem com a espátula e acrescente o restante do óleo e da água.
Misture bem com a espátula ou com uma colher de pau até formar uma massa que comece a desgrudar das paredes. Adicione a calabresa, o queijo e a cebola. Misture bem para que tudo fique bem distribuído.
Colocamos metade da farinha de arroz na bancada, viramos a massa e formamos uma bola, revestindo bem com a farinha para que não grude nas mãos.
Despeje o restante da farinha de arroz na bancada e, com a ajuda de um rolo ou uma garrafa, estique até obter uma folha de aproximadamente 1 cm de espessura. Corte em tiras com cerca de 8 ou 10 cm de comprimento por 1,5 cm de largura e coloque-as separadamente num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Asse por 22-25 minutos a 200ºC até ver que a superfície está dourada. Deixe esfriar sobre uma gradinha. Se não vamos comê-los de imediato, uma vez frios armazenamos em um saco de papel ou, se não tivermos, podemos fazer uma espécie de pacote ou um cone grande com uma folha de papel manteiga e guardar eles lá. Eles permanecerão perfeitos por várias horas, após o que também ficarão deliciosos, mas menos crocantes.