O Serasa Score influencia diretamente na avaliação de crédito. Ele é resultado do histórico financeiro de cada pessoa. No entanto, uma pergunta frequente é se o uso do cartão de crédito pode, de fato, aumentar o Score.
Entenda como isso funciona, se vale a pena pagar as faturas antes da hora e se o uso frequente do cartão de crédito influencia na pontuação. O score é muito importante para efetuar compras e conseguir benefícios bancários.
Usar o cartão de crédito pode, sim, influenciar positivamente sua pontuação no Serasa Score. Isso ocorre quando as faturas são pagas em dia, criando um histórico financeiro positivo. O pagamento pontual das faturas é registrado no Cadastro Positivo, que considera seu comprometimento financeiro. Este critério tem um peso significativo, representando 55% da sua pontuação.
Ao contratar um cartão de crédito e mantê-lo com faturas pagas em dia, você está construindo um histórico positivo no Cadastro Positivo. Isso, por sua vez, tem o potencial de melhorar sua pontuação no Serasa Score, o que abre portas para oportunidades de crédito, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros serviços financeiros.
É importante destacar que nem todos os tipos de pagamento são registrados no Cadastro Positivo. Ele inclui informações sobre empréstimos, financiamentos, compras a prazo e contas de consumo, como água e energia. Portanto, pessoas que estão iniciando sua vida financeira e não possuem histórico positivo podem começar com uma pontuação mais baixa. No entanto, à medida que você contrata créditos e serviços e mantém os pagamentos em dia, sua pontuação tende a melhorar ao longo do tempo.
A fórmula para elevar sua pontuação com o uso do cartão de crédito é simples: pagar as faturas integralmente e sem atrasos. Controlar seus gastos e garantir que suas faturas sejam pagas em dia é fundamental para esse processo.
Vale ressaltar que o aumento da pontuação do Serasa Score não é automático. O aumento efetivo ocorre à medida que você paga suas faturas em dia, mês após mês.
Aqui estão algumas dicas para manter o uso do cartão sob controle: