Pele

Os erros mais comuns sobre cuidados faciais

Publicado por
Yanara Cardeal

Muitas vezes acreditamos que estamos fazendo a rotina de beleza direitinho, mas sentimos que a pele do rosto não está tão esplêndida quanto poderia estar, estamos fazendo os cuidados errados? Os erros mais comuns ao cuidar do rosto muitas vezes passam despercebidos.

O maior órgão do corpo é a pele e claro, não é apenas uma questão estética. Cuidar dela faz parte da saúde integral e busca o bem-estar.

Cuidados com o rosto: passo a passo

Alimentação saudável, boa ingestão de líquidos e evitar maus hábitos como o consumo de álcool e tabaco serão o primeiro passo para ter uma pele brilhante, lisa e saudável.

O segundo passo é ficar longe do estresse, praticar alguma atividade física que possamos sustentar ao longo do tempo e deixar o excesso de alimentação e distúrbios do sono para férias e não como forma de vida.

Por outro lado, há que ter em conta que a pele tem necessidades diferentes em função de dois fatores: o clima e a estação do ano e as características únicas de cada tipo de pele.

Portanto, para criar o hábito de uma rotina de cuidados saudáveis, devemos começar levando em consideração esses fatores e torná-lo um hábito sustentável ao longo do tempo.

Além disso, durante esse período a pele vai mudar: gestações, momentos de mais estresse, mudança do clima em que vivemos, medicamentos que devemos tomar por um tempo, etc. É por isso que a singularidade é a regra.

Levar todos esses fatores em consideração é o que vai definir a direção. No entanto, podemos falar de erros frequentes no cuidado com a pele do rosto e aqui revisamos alguns para que você possa verificar se há algo para consultar ou corrigir em sua rotina diária.

Erros mais comuns sobre cuidados faciais

1- Produtos inadequados

A pele do rosto pode ser mista, oleosa ou seca e é importante saber disso na hora de comprar produtos para o seu cuidado. Todas as peles precisam ser hidratadas, apenas o modo varia de acordo com suas características únicas.

É um mito que a pele oleosa não precisa de hidratação e só é necessário hidratar a pele seca. A tendência, em todos os casos, é evitar produtos que contenham produtos químicos e optar por produtos 100% naturais.

2- Não hidrata a pele

Descamação, aspereza e até rugas. Estas são as consequências de não hidratar adequadamente a pele do pescoço e do rosto.

A ingestão de água e a adição de suplementos que os nutricosméticos oferecem hoje são dois fatores-chave para conseguir isso, pois apenas cremes não são suficientes.

Repita um único produto em diferentes áreas do rosto
Cuidados específicos são importantes. Não é o mesmo tratar a área ao redor dos olhos do que as bochechas com rosácea do que a área do pescoço, por exemplo.

3- Cuidados “salteados”com a pele

Comprar os melhores produtos, ter rolos luxuosos, pincéis de aplicação de cremes ou ter o melhor conselho profissional não adiantará nada sem perseverança.

4- Esquecer os cuidados preventivos com a pele

Muitas pessoas esperam a primeira ruga começar com os cuidados faciais. No entanto, é importante realizar a prevenção para retardar o aparecimento desses sinais.

5- Colocar mais creme do que precisamos

O excesso de creme não traz mais benefícios, mas sim o contrário. Os poros podem ficar entupidos e a sujeira que se acumula na epiderme pode acabar em acne cosmética.

6- Esquecer de cuidar do pescoço e o decote

Quando falamos em cuidar do rosto, a rotina deve incluir a pele do pescoço e decote, que também precisa ser esfoliada, hidratada, nutrida e limpa.

7- Não usar protetor solar

Dentre todos os cuidados que podemos ter com o rosto, talvez seja um dos mais importantes. Não só no verão é preciso proteger a pele do rosto, pescoço e decote dos raios solares.

Eles podem danificá-lo mais do que pensamos, principalmente se sairmos sem protetor porque acreditamos que no inverno eles não nos afetam. Nada poderia estar mais distante da verdade. As manchas na pele e a exposição à radiação solar é um fator a evitar ao longo do ano.

8- Não esfoliar

A pele precisa de ajuda para acelerar seu ciclo de vida. Ao remover mecanicamente as células mortas com produtos como os ácidos AHA e BHA, estamos ajudando a pele a respirar melhor, desempenhar melhor suas funções e parecer mais fresca e brilhante.

9- Banho com água muito quente

As consequências de tomar banho em água muito quente incluem a perda dos óleos naturais da pele que a protegem. Assim perde elasticidade, resistência e fica mais seco e opaco.

10- Dormir com maquiagem

Dormir com a pele limpa é vital. Durante a noite, este órgão funciona enquanto dormimos, razão pela qual a desintoxicação natural que realiza à noite é dificultada. Além disso, esse mau hábito pode levar a poros entupidos, cravos e acne.

Quantos desses erros você conhecia? Cuidado a partir de agora!