Os cartões bancários sem números são mais seguros?

Nos últimos meses, os cartões sem números impressos em seu formato físico revolucionaram o mercado

Os cartões bancários sem números são mais seguros? Nos últimos meses, os cartões sem números impressos em seu formato físico revolucionaram o mercado. São plásticos que podemos usar como qualquer outro cartão bancário para fazer compras em lojas físicas ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos sem nenhum troco.

A mudança substancial ocorre ao fazer compras online, pois não poderemos ir ao cartão físico para obter as informações necessárias para comprar online, mas teremos que procurá-las no aplicativo do nosso banco. Não ter os números no cartão principal, é mais seguro? A gente te conta aqui.

Por que cartões sem número são é mais seguros?

Cartões sem números são conhecidos como todos os cartões físicos que incluem apenas nosso nome no plástico. Informações como número do cartão, CVV ou data de validade não aparecerão.

Essa novidade do cartão nos protege em caso de roubo ou perda do cartão, pois um suposto ladrão não poderá usar o cartão para fazer compras online, pois não possui as informações necessárias para fazê-lo.

No entanto, em caso de furto, será necessário cancelá-lo, pois, mesmo que o cartão não tenha números impressos, ele ainda será usado para fazer compras em lojas físicas e com o pagamento sem contato você poderá realizar operações sem a necessidade o pino.

Para sacar dinheiro, o risco é consideravelmente reduzido, pois você precisaria do PIN do cartão para poder acessar as diferentes alternativas de operações oferecidas pelo caixa eletrônico.

Como posso melhorar a segurança dos meus cartões?

Por enquanto, os cartões sem números não são a maioria no Brasil, embora se espere que seja uma moda que muitas entidades adotem para maior segurança e à medida que os espanhóis se acostumam a usar telefones celulares para gerenciar nossas finanças.

Precisamente graças ao maior uso de aplicativos bancários, também poderemos melhorar a segurança de nossos cartões, tenham ou não números impressos.

Atualmente, a maioria dos aplicativos bancários inclui uma seção “Configurações do cartão” onde podemos personalizar os limites e restrições das operações com nossos cartões. Estas são as principais configurações que devemos ativar:

Notificações de uso

É uma alternativa que todos os bancos incluem e que nos permite receber um SMS ou uma notificação de aplicativo toda vez que o dinheiro é sacado ou comprado com nosso cartão. Assim, em caso de possível uso fraudulento, saberíamos instantaneamente.

Compras on-line

Podemos optar por não fazer compras online. Em alguns aplicativos, em vez de ativá-lo ou desativá-lo, nos dará a opção de definir um valor máximo para gastar nesse tipo de compra.

Compras no exterior

Também será possível escolher se queremos fazer compras fora da Espanha (não incluindo compras online). Algumas entidades até nos permitem escolher por país. Assim, é aconselhável desativá-lo e ativá-lo apenas se formos viajar para fora do Brasil.

Restringir compras nas lojas

Podemos escolher um limite de dinheiro que pode ser gasto com o cartão em compras. É aconselhável analisar quanto gastamos por mês e colocar o limite lá. Podemos aumentá-lo ou diminuí-lo a qualquer momento.

Restringir saques de dinheiro

Assim como nas compras em lojas, podemos escolher o valor máximo que podemos sacar em um caixa eletrônico. Se usarmos o cartão apenas para compras, é sempre melhor manter esse limite baixo e aumentá-lo se precisarmos de dinheiro em um momento específico.

Personalizar as opções de configuração nos levará apenas dez minutos no máximo, é gratuito e aumentará nossa segurança ao usar cartões bancários.

Além disso, podemos alterá-lo a qualquer momento de acordo com nossas necessidades do cartão e as alterações serão aplicadas imediatamente. Por exemplo, podemos ter as compras online desativadas por padrão, ativá-las sempre que quisermos fazer uma e desativá-las assim que a operação for concluída.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação