Talvez um dos problemas ou conflitos que mais temos ao beber cerveja seja nos perguntarmos: Em que recipiente é melhor beber cerveja: garrafa, copo ou lata? E provavelmente se você está lendo isso é porque está se perguntando se faz certo todo esse tempo ou se simplesmente errou a vida toda.
Um dos grandes costumes que nós temos é que as vezes bebemos cerveja diretamente da lata ou da garrafa. Mas temos que te dizer que estamos fazendo errado.
Um dos erros comuns que cometemos ao consumir uma cerveja é tomá-la diretamente da garrafa ou da lata em que se encontra, embora às vezes não tenhamos outra alternativa porque não temos os acessórios necessários para seu consumo.
Isso mesmo, a cerveja não deve ser consumida diretamente da garrafa. Por quê? Bem, isso porque com isso estamos obstruindo a capacidade de perceber plenamente os aromas que a cerveja possui.
Deve-se levar em conta que 95% da degustação de uma cerveja está concentrada no aroma, daí o copo se tornar um dos acessórios essenciais para o seu consumo, isso porque as latas ou garrafas não permitem a saída correta dos aromas
Nesta parte estaríamos fazendo a coisa certa porque já estamos permitindo que nossa cerveja respire, estimule a carbonatação e libere seus aromas. Além disso, por ter uma abertura muito maior, os cheiros da cerveja também ficariam muito mais claros para nós e nos permitiriam saborear melhor essa bebida, que não é a mesma coisa na garrafa ou lata.
Uma cerveja em temperatura inadequada, seja excessivamente fria ou quente, não se expressará plenamente e, além disso, pode apresentar qualidades inadequadas naquele estilo. Portanto, a temperatura da cerveja pode fazer uma grande diferença, por isso esse aspecto deve ser levado em consideração na hora de degustar uma cerveja.
A temperatura correta é aquela em que os componentes encontram o equilíbrio que nos permite aproveitá-la.
Todas as cervejas devem ser consumidas entre 2 e 16°C, tanto no inverno quanto no verão. É conveniente servir a cerveja um pouco mais gelada do que o ideal, pois ela vai esquentando com o tempo, pelo contato com as mãos.