OMS vê “luz no fim do túnel” após resultados dos testes de vacinas

OMS vê “luz no fim do túnel” após resultados dos testes de vacinas.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, garantiu esta segunda-feira que “já se vê luz no fim do túnel” graças aos resultados que estão a ser obtidos nos ensaios com futuras vacinas contra Covid19.

E é que hoje a AstraZeneca informou em um comunicado que a vacina (AZD1222) que desenvolve com a Universidade de Oxford demonstrou uma eficácia de 70 por cento contra Covid-19.

>>AstraZeneca afirma que sua vacina Covid-19 foi 90% eficaz

Este anúncio é um acréscimo ao feito pela empresa Moderna e pela farmacêutica Pfizer, que garantiram que a vacina que estão a desenvolver tem uma eficácia superior a 90 por cento.

“Com as últimas notícias positivas dos testes de vacinas, a luz no final deste túnel longo e escuro está ficando mais forte. Agora há esperança real de que as vacinas, em combinação com outras medidas de saúde pública testadas e comprovadas, ajudem a acabar com a pandemia”, disse Tedros.

Nesse sentido, o dirigente do órgão das Nações Unidas lembrou que na história “nenhuma vacina” se desenvolveu tão rapidamente, embora tenha destacado a necessidade da urgência com que as diferentes vacinas estão sendo desenvolvidas. deve ter quando se trata de distribuí-los de uma forma “justa”.

>>OMS pede para evitar euforia com resultados das vacinas e alerta para não terminar com medidas contra o coronavírus

“Todo governo quer fazer todo o possível para proteger sua população. Mas agora existe o risco real de que os mais pobres e vulneráveis ​​sejam pisoteados na correria das vacinas”, alertou o diretor-geral da OMS, após relembrar o lançamento, em abril passado, do ‘ACT-Accelerator ‘.

Da mesma forma, afirmou o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, que sublinhou a importância de haver vários candidatos a vacinas diferentes que possam ser usados ​​no combate ao Covid-19.

>>Pfizer planeja ter mais de 1,3 bilhão de vacinas contra covid