Óleo essencial de limão: Veja os benefícios e duas formas de fazer em casa. Esta fruta, além de ser rica em vitamina C, contém numerosos flavonoides que acentuam a incidência dessa vitamina e impedem sua degradação.
O limão é uma fruta cítrica que desde os tempos antigos é usada nas artes culinárias, e para combater certas condições.
– Limão: Saiba por quê é um dos maiores aliados da nossa saúde
Pode ser utilizado em: sucos, sobremesas, infusões e até mesmo para preparar óleo essencial de limão.
Ele também funciona como um poderoso antioxidante que é capaz de impedir a atividade negativa dos radicais livres. Por outro lado, o limão é recomendado para:
Torna-se apropriado enfatizar quão proveitosa esta fruta pode ser. Há tantos benefícios, no entanto vamos nos concentrar em como você pode tirar proveito do óleo essencial de limão.
Funciona como estimulante, calmante, carminativo, combate infecções, adstringente, desintoxicante, antisséptico, desinfetante, induz ao sono e contém propriedades antifúngicas.
Com estas 2 maneiras de preparar o óleo essencial de limão você pode criar seu próprio produto. Pode usá-lo a sua conveniência e de acordo com o que precisa para aproveitar todos os benefícios do limão.
– Cinco receitas deliciosas de Chá gelado de limão para você variar
Para todos aqueles que amam o cheiro de limão e adoram se embebedar com o seu aroma, o óleo essencial é a melhor solução para aclimatar vários espaços e até mesmo melhorar perfumes e colônias.
No entanto, poucos de nós temos o maquinário necessário para fabricar esse tipo de óleo. Por isso, aqui vamos ensinar-lhe como fazer o seu próprio óleo essencial de limão de uma forma simples e econômica, porque requer poucos ingredientes.
Azeite de oliva (200 ml).
Óleo de amêndoas (200 ml).
6 limões livres de pesticidas ou tratamentos especiais (200 g).
1 frasco de vidro hermético (contendo cerca de 500 ml).
– Turbine sua saúde: cinco motivos para beber água com limão todos os dias
Corte a casca dos limões e deixe secar no forno mínimo (50 ° C) por cerca de 3 horas.
Coloque as peles secas no fundo dos frascos e cubra com os dois óleos.
Deixe descansar em um local seco e escuro por cerca de 50 dias, certificando-se de mexer o conteúdo de tempos em tempos.
Após este longo período de espera, esprema bem as peles de limão e depois filtre o óleo obtido, através de uma gaze.
Finalmente, despeje-o em garrafinhas com conta gotas, e cada vez que você quiser ser envolvido pelo aroma de limão, use cerca de 5 gotas em um queimador de óleo essencial.
As essências cítricas nos cativam e nos transportam para as memórias da nossa infância. E não só por causa do seu cheiro e sabor, o limão é famoso. Mas também funcionam como um poderoso antisséptico, sendo muito útil em tempos de infecção.
Aqui vamos mostrar outra maneira para que você possa preparar seu óleo essencial de limão com rapidez e facilidade. Assim, dará um aroma fresco a sua casa, sem mencionar que protegerá sua saúde e a de sua família.
3 limões (100 g).
Azeite de oliva (100 ml).
1 saco de fecho automático ou um recipiente com uma tampa hermética capaz de suportar temperaturas elevadas.
– Cinco receitas deliciosas de Chá gelado de limão para você variar
A primeira coisa que você deve fazer é colocar uma panela com água para aquecer, para usar mais tarde.
Então, descasque os limões para extrair a casca.
Se houver vestígios da camada esbranquiçada do limão na casca, raspe-as para removê-los, estamos interessados apenas na parte amarela.
Em seguida, introduza as cascas dos limões na água quente para terminar de remover qualquer sabor amargo. Deixe por um minuto, aproximadamente.
Enquanto isso, coloque o saco com fecho automático, ou o recipiente com tampa aberto em outra panela, e introduza um pouco de azeite virgem, para que ele atinja metade do recipiente, mais ou menos.
Depois de passado o minuto, você verá que a casca de limão tingiu a água levemente de amarelo. Retire a casca, coloque-a no saco com o óleo e feche-a, a água não é necessária.
Agora você deve aquecer o saco ou recipiente em banho-maria, por isso o introduzimos no passo anterior em uma panela.
Desse modo, simulamos a destilação com vapor, conseguiremos que se misturem e obteremos o óleo essencial de limão e deixe descansar por 2 a 3 horas.
Quando o tempo correspondente tiver passado, retire-o do fogo e deixe descansar por 24 horas.
Portanto, no dia seguinte você poderá armazená-lo em um recipiente com tampa e reservá-lo em local fresco, sem umidade.
– Chá de limão com gengibre, mel ou alho: Receitas e muitos benefícios