Cabelos

Óleo de rícino: faça máscara caseira para o crescimento do cabelo

Publicado por
Evelin Leone

Todos tendem a perder a espessura e a quantidade de cabelo com a idade, mas com o óleo de rícino é possível aumentar e fortalecer o crescimento do seus fios. O óleo de rícino ou de  mamona vem das sementes da planta ricinus communis, nativa das áreas tropicais da África e da Ásia.

Além disso, este óleo é usado para fins estéticos, embora seja possível que ocorram reações alérgicas como erupções cutâneas, inchaço ou coceira e, portanto, é importante ter cuidado com seu uso.

Tem benefícios para cabelos, unhas, cílios e sobrancelhas têm sido atribuídos ao óleo, mas não há evidências científicas que o comprovem, apenas os bons resultados das pessoas que o usaram.

Quando se trata de cuidados com os cabelos, o óleo de rícino promove o crescimento do cabelo, dando vitalidade, brilho e hidratação ao mesmo tempo. Por isso, Eduardo López, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Clínico San Carlos de Madri, disse que o óleo de rícino pode melhorar a textura do cabelo e reduzir sua fragilidade. “Ele é capaz de restaurar as alterações nas propriedades físico-químicas da bainha capilar”, destacou.

Máscara caseira com óleo de rícino para o crescimento do cabelo

Da mesma forma, trazemos uma máscara para obter seus benefícios e para prepará-la você precisa: duas colheres de óleo de rícino orgânico puro; um ovo e uma colher de mel orgânico.  Em seguida, todos os ingredientes são misturados até obter uma pasta homogênea.

Quando os ingredientes são integrados, são aplicados no cabelo desde o couro cabeludo até as pontas. posteriormente, você deve esperar entre 30 e 60 minutos para finalmente remover a máscara com água fria.  O procedimento anterior deve ser realizado de duas a três vezes por semana.

Por outro lado, para ter um cabelo saudável, você não precisa lavá-lo com tanta frequência, pois a água e os produtos de limpeza retiram do cabelo seus óleos naturais que ajudam a manter a hidratação. Consequentemente, recomenda-se lavá-lo a cada dois ou três dias.

Além disso, o mais aconselhável é usar água morna, que não ultrapasse os 36ºC e terminar de lavar com água fria, para fechar e selar as cutículas e assim conseguir mais brilho.

Também é importante destacar que o couro cabeludo deve ser lavado e mantido limpo, pois é a base do cabelo, sobre o qual ele crescerá saudável e forte. Um couro cabeludo sujo pode promover queda de cabelo e perda de densidade e volume.

Mais dicas

Outro truque que ajuda a manter o cabelo saudável é escová-lo antes de lavá-lo também. Este método ajuda a evitar que o cabelo fique emaranhado quando molhado, desfaz nós que podem dificultar a penetração do shampoo e facilita o desembaraço posterior, tendo em conta que quando o cabelo está molhado fica mais fraco e, com isso, mais propenso a quebrar.

Em relação à secagem, os especialistas recomendam que o cabelo nunca seja esfregado quando estiver molhado, pois é muito mais sensível e propenso a quebra, e a cutícula se abre e enrola. O ideal é usar uma toalha de microfibra, e enrolar o cabelo para que ele absorva a umidade.

Manter o cabelo brilhante, sedoso e geralmente bem cuidado é uma tarefa complicada. Principalmente quando se trata de cabelos cacheados, pois tendem a ressecar e quebrar com mais facilidade. Os especialistas também recomendam evitar tratamentos agressivos, como chapinhas e chapinhas quentes, pois esses aparelhos desidratam o cabelo e o tornam mais fino.

Na mesma linha, existem diferentes vitaminas que ajudam no cuidado do cabelo, como a tiamina ou vitamina B1, vitamina B2 ou riboflavina, vitamina B3 ou niacina, vitamina B5 ou ácido pantotênico, vitamina B6 ou também conhecida como piridoxina, vitamina B7 ou biotina, vitamina B9 ou ácido fólico, ou B12 ou cobalamina.

Por fim, para manter o cabelo saudável, brilhante e forte, é importante cortar as pontas permanentemente, usar apenas a quantidade necessária de shampoo e aplicar máscaras para hidratá-lo e reconstruí-lo. No entanto, antes de fazer isso, é importante ter clareza se o cabelo é seco ou oleoso para saber qual máscara aplicar. Caso não saiba, o ideal é consultar um especialista.