Pele

Óleo de Aroeira: propriedades e como fazer e usar para cuidar da pele

Publicado por
Yanara Cardeal

Um dos óleos vegetais com maior número de propriedades, especialmente para a pele e como óleo para uso em cosméticos, é o óleo de aroeira , que, ao mesmo tempo, é um dos mais desconhecidos, por isso queremos revelar a você agora quais são essas propriedades o que ele tem e como podemos usá-lo em benefício da nossa pele.

óleo de aroeira é um óleo vegetal obtido a partir do arbusto de aroeira perene típico da bacia do Mediterrâneo. É um óleo que se caracteriza por ser muito aromático, pois possui um cheiro agradável que é percebido ao pressionar seus frutos. É usado como tempero na culinária, para dar sabor a pratos simples de frutos do mar. Com a introdução do azeite, este óleo desapareceu gradualmente na cozinha, mas ainda é usado para fins cosméticos devido às suas muitas propriedades dermatológicas benefícios.

As propriedades do óleo de aroeira

Muitas propriedades para a nossa saúde são atribuídas ao óleo de aroeira. Vamos ver quais são seus benefícios :

-Promove a regularidade intestinal -Cura
algumas patologias gástricas
-Ajuda a curar a gastrite porque detém a Helicobacter pylori, a bactéria que a causa, graças às suas qualidades antissépticas e antibacterianas.
– Regula o colesterol e tem um efeito positivo sobre os triglicérides
alivia o refluxo gástrico e distúrbios da hérnia hiatal
– Ajuda a acalmar a inflamação do trato respiratório , acalma a tosse
previne a formação de placas em caso de gengivite e aftas, e combate a halitose. É usado por lavagem e gargarejo.

Em particular, o óleo tem a capacidade de:

-Ajuda a cicatrização de feridas, evitando a formação de infecções.
– Reduz a coceira causada por picadas de insetos
– Reequilibra e regenera a pele , mesmo a mais sensível e afetada por dermatites, graças às suas propriedades calmantes
– Reduz os radicais livres graças à sua ação antioxidante

Óleo de aroeira: como prepará-lo

Para preparar o óleo de aroeira, as bagas maduras devem ser colhidas primeiro em novembro . A colheita não é fácil: na verdade, passa por arbustos espessos de vegetação selvagem e é colhido à mão pelo método tradicional de fricção, deixando os ramos intactos, para uma nova frutificação.

-prensagem a quente, ou seja, envolve o uso de calor em diferentes etapas do processo. Este é o método mais comum e produtivo, mas este óleo é menos valioso, porque as altas temperaturas tendem a modificar suas qualidades organolépticas. O sabor e sabor picante e intenso, típicos do mato, tornam-se mais delicados.
– prensado a frio . Este método é o melhor para obter um óleo de excelente qualidade. O produto prensado a frio mantém todas as suas propriedades originais e permite a criação de um óleo essencial rico em componentes fenólicos.

Como fazer em casa

Você pode preparar óleo de aroeira em casa seguindo uma antiga receita da Sardenha. As bagas são colhidas quando totalmente maduras, vermelho escuro quase marrom. Eles são limpos de folhas e galhos e fervidos em bastante água fria . Estão prontos quando sobem à superfície, após cerca de 2 horas de cozedura.

Eles são escorridos e devem ser colocados em um saco de lona e depois esmagados com um rolo, com força. Sairá um óleo e o colocaremos em uma panela de fundo grosso. Ferva por alguns minutos para que a água evapore. Filtre as impurezas com uma peneira . Você obterá um extrato espesso e oleoso. Despeje em um frasco de vidro escuro estéril e deixe esfriar . Não é adequado para uso interno, apenas tópico.

Para deixar o óleo mais delicado, repita o procedimento: ferva, coe e esfrie mais algumas vezes.

Uso em cosméticos

O óleo é muito apreciado na cosmética porque é um excelente hidratante, útil também no tratamento de peles sensíveis ou irritadas e tem uma válida ação antienvelhecimento.

Na indústria cosmética é usado para fazer sabonetes, banhos de espuma, óleos de banho e massagem e cremes hidratantes para rosto e corpo.

Também tem propriedades balsâmicas e pode ser usado no difusor de essências ou no umidificador do radiador para purificar o ar , ou na banheira para perfumar e dar bem-estar e relaxamento.