O WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, tem mantido seus mais de 2 bilhões de usuários em suspense sobre sua estratégia de publicidade. Recentemente, o diretor do WhatsApp, Will Cathcart, deu uma entrevista esclarecedora à mídia brasileira, dissipando dúvidas e revelando os planos da empresa.
Embora nenhum anúncio seja exibido na caixa de entrada principal, existem outras áreas onde o WhatsApp deverá incorporar publicidade. Confira os detalhes!
O WhatsApp quer começar a mostrar publicidade desta forma
A relação do WhatsApp com a publicidade tem sido um jogo de gato e rato que mantém os usuários curiosos sobre como o aplicativo de mensagens mais popular do mundo planeja incorporar anúncios. A última declaração do diretor do WhatsApp, Will Cathcart, lança alguma luz sobre os planos da empresa.
Cathcart foi claro ao afirmar que o WhatsApp não pretende exibir anúncios na caixa de entrada principal dos usuários. Esta afirmação contradiz relatórios anteriores que sugeriam o contrário e acalma as preocupações de muitos utilizadores.
“A razão pela qual qualifiquei a resposta é que pode haver anúncios em outros lugares: canais ou estados. Por exemplo, os canais podem cobrar das pessoas pela assinatura, podem ser exclusivos para membros pagos ou os proprietários podem querer promover o canal. Mas não, não colocaremos anúncios na sua caixa de entrada”, explicou Cathcart.
Status e canais
Embora o WhatsApp já tenha mencionado a possibilidade de exibir anúncios no recurso Status no passado, isso não se concretizou até o momento. No entanto, Cathcart reiterou que esta continua a ser uma opção viável. Até o momento, a empresa não testou anúncios estatais em nenhum país, segundo um porta-voz da Meta, controladora do WhatsApp.
O WhatsApp, com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, está à procura de formas de diversificar seus fluxos de receitas. Até agora, a plataforma contava com mensagens comerciais e cliques em anúncios do WhatsApp em outras plataformas, como o Facebook, para gerar receita.
No início deste ano, o WhatsApp lançou o recurso de streaming de Canais, uma ferramenta que permite aos usuários acompanhar suas marcas favoritas. Embora nenhum detalhe tenha sido fornecido sobre a inclusão de publicidade neste recurso, Cathcart deu a entender que poderiam explorar a possibilidade de promover canais através do diretório de Canais.