O WhatsApp, o popular aplicativo de mensagens instantâneas, introduziu um novo recurso que permite que um número seleto de organizações tenha “canais” de transmissão para seus seguidores.
Essas mudanças ocorrem depois que várias instituições e organizações expressaram sua insatisfação com as mudanças feitas por Elon Musk no Twitter, como a implementação de taxas, problemas técnicos para usuários e uma diminuição notável na moderação de conteúdo.
Por meio de nota, a empresa informou que os canais do WhatsApp são uma ferramenta de transmissão unidirecional para que os administradores enviem textos, fotos, vídeos, figurinhas e pesquisas. Para ajudar você a selecionar os canais que vai seguir, estamos criando um diretório com a função de busca, onde você pode encontrar seus hobbies, equipes esportivas, notícias de autoridades locais e muito mais. Você também pode acessar um canal a partir de links de convite enviados por chat, e-mail ou postados online.
O WhatsApp descreveu essa nova função como “uma forma simples, confiável e privada de receber notícias de pessoas e organizações” e destacou que é o “serviço de transmissão mais privado disponível”. A Meta lançou um vídeo para mostrar o potencial desses canais para disseminar informações sobre resultados de jogos de futebol, previsão do tempo, atualizações de trânsito e até mesmo dicas de culinária ou como fazer reparos em casa.
“Como administrador do canal, seu número de telefone e foto de perfil não serão mostrados aos seguidores. Da mesma forma, quando você segue um canal, seu número de telefone não será revelado ao administrador ou a outros seguidores. Você decide quem seguir e essa escolha é privada”, explicou o aplicativo em um comunicado.
As informações divulgadas ficarão nos servidores da empresa por apenas 30 dias, e eles também anunciaram que vão agregar formas de fazer com que as notícias desapareçam mais rapidamente nos dispositivos dos seguidores. Essa ferramenta foi descrita como um sistema de transmissão unidirecional que permite aos administradores de contas enviar textos, fotos, vídeos e pesquisas.
A Meta escolheu a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Rescue Committee e os clubes de futebol FC Barcelona e Manchester City como parceiros para o lançamento. A gigante da tecnologia informou que planeja expandir gradualmente o atendimento do canal nos próximos meses.