Sabemos perfeitamente que a salsa é uma das ervas que não podem faltar na cozinha, pois seu sabor pode ser um complemento perfeito para degustar diferentes pratos. No entanto, poucos sabem das incríveis propriedades que este ingrediente possui. Além de seus usos culinários, a salsa é altamente nutritiva e oferece muitos benefícios poderosos para a saúde.
Diversas pesquisas têm destacado que a salsa é caracterizada por ser rica em nutrientes e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Esta erva está repleta de vitaminas A, C e K. Uma dieta que inclua esse ingrediente pode beneficiar a saúde renal, regular o açúcar no sangue e até mesmo proteger o coração.
É sabido que os rins são órgãos importantes que filtram constantemente o sangue, removendo resíduos e excesso de água, que são eliminados através da urina. De acordo com a Healthline, especialista médica, a salsa pode ajudar a manter os rins saudáveis, reduzindo a pressão alta, um dos principais fatores de risco para doenças renais.
Um estudo de 2018 menciona que as propriedades anti-inflamatórias da salsa, juntamente com sua capacidade de regular o pH urinário e reduzir a pressão arterial, podem contribuir positivamente para a saúde renal, além de diminuir o risco de pedras nos rins.
De acordo com a Healthline, a salsa é rica em uma classe de antioxidantes conhecidos como flavonoides, que podem reduzir o risco de doenças, como câncer de cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. A Medicine Net afirma que os flavonoides reduzem a produção de colesterol e ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Finalmente, esta erva e suas propriedades ricas em antioxidantes podem efetivamente reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue, de acordo com estudos em animais. Vale ressaltar que, além de adicionar salsa à cozinha, uma dieta balanceada também é necessária para manter níveis saudáveis de açúcar no sangue.
A salsa tem sido mostrada como tendo vários benefícios para a saúde. No entanto, mais estudos em humanos são necessários para entender melhor os efeitos que ela pode ter em condições mais específicas. Da mesma forma, lembre-se de que, se você tiver complicações de saúde, é melhor procurar um especialista para receber o tratamento adequado.