O truque para recuperar uma frigideira antiaderente | Quem não possui pelo menos uma frigideira antiaderente em casa? Entre os utensílios mais comuns em nossas cozinhas, ela tem a vantagem de evitar que os alimentos grudem no fundo. No entanto, com o passar do tempo, ela tende a perder suas propriedades, até o ponto de não cumprir mais sua função e precisar ser descartada.
Existem sinais que sugerem a necessidade de troca, como alterações no formato da superfície, presença de riscos profundos ou mudança na cor do revestimento. Mas talvez ainda haja uma maneira de recuperar a situação.
O truque para recuperar uma frigideira antiaderente
Em vez de esperar até que esteja irremediavelmente danificada, é aconselhável realizar trabalhos de manutenção. Afinal, lidar com isso é relativamente simples, e pode ser feito de maneira mais ecológica. Mesmo que o Teflon seja a escolha mais popular entre donas de casa em todo o mundo, recomendamos fortemente que você evite seu uso devido à sua natureza química e, portanto, seu potencial risco à saúde.
Neste caso, para revitalizar sua frigideira antiaderente, é preferível optar por um método 100% orgânico, baseado em três ingredientes simples:
- Água quente;
- Sal de cozinha;
- Detergente para louça.
Primeiramente, pegue uma esponja macia e mergulhe-a em uma mistura de detergente e água morna para limpar a panela. Em seguida, enxágue e seque-a antes de colocá-la no fogão quente. Espere até que a frigideira esquente um pouco e, em seguida, polvilhe uma pequena quantidade de sal de cozinha uniformemente por toda a superfície, sacudindo-a usando a alça.
Leve a frigideira de volta ao fogo por alguns minutos, aguardando até que o sal comece a dourar, com a cor tendendo ao dourado. Agora retire-a do fogo e deixe-a esfriar. Para evitar queimaduras, umedeça alguns pedaços de papel-toalha, esprema-os e use-os para limpar novamente a área afetada.