Deus salve a máquina de lavar louça! Bem, talvez não com toda essa ênfase, mas certamente muitas donas de casa (e donos de casa) a adoram. Eles nunca abririam mão dela, dada a comodidade que proporciona para lavar a louça. As máquinas de qualidade superior também permitem controlar o consumo de recursos, o que é importante. Para entender isso, basta verificar a classe energética à qual pertencem. E se você não tiver economias suficientes para comprar uma máquina de lavar louça? Vamos tentar responder a essa pergunta nos próximos parágrafos, onde explicaremos detalhadamente o método correto.
O segredo para lavar a louça à mão da maneira correta
Lavar a louça à mão ainda é uma opção viável, desde que siga o procedimento correto. Portanto, trate dos utensílios de cozinha imediatamente: se eles permanecerem muito tempo na pia, a sujeira pode se incrustar e tornar mais difícil a remoção. Isso exigiria o uso de uma quantidade maior de detergente e água, o que afetaria seu bolso.
- Use água quente, sem exagerar, para evitar a fixação de odores fortes, como os de peixe.
- Antes de começar a lavar, remova os resíduos de alimentos com papel toalha.
- Em seguida, encha uma bacia com água morna, em torno de 45 graus Celsius.
- Adicione uma pequena quantidade de detergente, misture bem e prossiga com a lavagem propriamente dita.
- Comece com a louça menos suja e depois passe para a mais suja.
- Agora, enxágue os utensílios na água coletada em um segundo recipiente e deixe escorrer.
- Poderíamos ter recomendado o uso de água corrente, não fosse por um “pequeno” detalhe: o grande desperdício resultante, que será refletido na próxima conta.
- Neste ponto, basta secar com um pano de algodão. Apesar das crenças generalizadas, é possível obter resultados satisfatórios mesmo na ausência de uma máquina de lavar louça.
É verdade que será um processo menos imediato, mas, por outro lado, as vantagens econômicas serão evidentes!