Quantas horas gastamos aplicando esmalte, fazendo manicure, criando aquela francesinha perfeita e, enfim, cuidando das unhas? A resposta, para a maioria de nós, é obviamente “muitas”. E quanto gastamos para mantê-las bonitas? A aparência das suas unhas pode revelar até problemas sérios de saúde. Vamos aprender a observá-las com atenção!
Se suas unhas estão constantemente esbranquiçadas, você pode estar sofrendo de anemia, um problema de deficiência de ferro. Não é um distúrbio grave: para compensar, é preciso consumir muitos vegetais de folhas verdes, legumes e carne vermelha.
Porém, tenha cuidado: unhas “claras” também podem ser um sintoma de doenças mais graves, como diabetes ou doença hepática.
Além de não serem esteticamente agradáveis, esse tipo de unha é sintoma de uma infecção fúngica em curso. Procure imediatamente um médico para que seja prescrito um medicamento adequado para combater o fungo!
Finas, fracas, lascadas e até mesmo soltando? Talvez suas unhas estejam tentando lhe dizer algo: sua tireoide não está funcionando como deveria. O hipotireoidismo pode levar ao crescimento mais lento das unhas e dos cabelos, além do aumento da fragilidade.
Pequenos buracos na superfície das unhas podem indicar que você tem psoríase. Consulte um médico imediatamente para ser examinado!
Aqui também, uma visita ao médico é obrigatória: manchas pretas nas unhas nunca são um bom sinal e podem até indicar melanoma.
Se não forem aquelas feitas em uma francesinha, as linhas brancas podem ser sinal de vários problemas: problemas no fígado ou falta de proteínas, por exemplo.
Alerta azul, vermelho: isso pode ser um sinal de que sua circulação não está funcionando corretamente e que suas extremidades não estão recebendo oxigênio suficiente. Muitas pessoas têm uma circulação mais lenta do que outras, especialmente em climas frios, mas unhas azuladas podem indicar que você tem a síndrome de Raynaud, um distúrbio da circulação sanguíneo.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar este ou qualquer produto nas unhas consulte seu pedólogo e seu dermatologista de confiança.