Unhas

O que significa ter linhas verticais nas unhas?

Publicado por
Yanara Cardeal

O que significa ter linhas verticais nas unhas? |  Cada parte do nosso corpo é muito importante, incluindo as unhas, que não só tornam nossas mãos mais bonitas, mas também são indicativas de cuidados com a saúde. Portanto, é crucial que elas estejam sempre saudáveis.

Às vezes, as unhas podem ficar mais frágeis do que o normal, apresentar manchas brancas ou mesmo linhas verticais. Embora esses problemas possam ser considerados normais por muitas pessoas, eles também podem ser consequências de traumas ou envelhecimento.

O que significa ter linhas verticais nas unhas? | Foto: Freepik

Mas o que significam essas linhas verticais nas unhas?

Por isso, nunca devemos subestimar esses sinais e devemos prestar atenção ao que nossas unhas estão tentando nos dizer. Muitas vezes, as listras ou manchas nas unhas não são apenas devido à falta de cálcio ou ferro, mas também podem indicar a presença de outras patologias que se manifestam por meio de linhas nas unhas.

Uma dessas condições é o hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireoide não está funcionando adequadamente. Como sabemos, a tireoide desempenha um papel fundamental em várias funções do corpo, e problemas nela podem levar a diversas complicações.

O mau funcionamento da tireoide pode, às vezes, se manifestar por meio de linhas nas unhas. No entanto, essas linhas também podem indicar outras condições, como doenças autoimunes, artrite, inflamações, infecções ou distúrbios metabólicos, incluindo deficiências nutricionais, anemia, alergias e problemas na tireoide.

Além de condições médicas, alguns maus hábitos podem prejudicar a saúde das unhas, como o contato frequente com água e o uso excessivo de solventes, sabões e detergentes, que podem enfraquecer a queratina das unhas. O tabagismo também pode danificar as unhas.

Então, o que fazer para resolver esse problema?

Portanto, é aconselhável procurar um médico quando notar alguma anormalidade em suas unhas. Um dermatologista pode examiná-las, usando técnicas como videomicroscopia. Se houver suspeita de infecção ou algum problema subjacente, o médico pode coletar uma amostra da unha para análise microbiológica e recomendar exames adicionais para determinar o tratamento apropriado.

Atenção! Estas informações são fornecidas apenas para fins informativos e não substituem de forma alguma a orientação de um profissional de saúde. Antes de aplicar qualquer produto nas unhas, consulte um dermatologista de confiança.