Adquirir uma dívida compromete suas finanças pessoais, por isso é importante saber o que você deve considerar para escolher o melhor empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS.
Para saber qual banco é melhor para um segurado do INSS pegar um empréstimo ou cartão de crédito, essas são as variáveis gerais que você deve comparar entre suas alternativas.
Refere-se ao custo que o crédito representará, quanto menores os percentuais, mais barato será o financiamento. Procure bancos que tenham taxa de juros baixa. A taxa máxima de juros a ser paga no empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS é de 2,14%.
Será bom para você comparar valores, termos e condições que se aplicam a cobranças extras como por exemplo, seguros ou em caso de você atrasar a fatura. Fique ligado e verifique se tem algum pagamento extra de seguro, conhecido como uma venda casada. Se você não tem interesse em contratar um seguro junto com seu empréstimo peça a retirada do item imediatamente.
Basicamente, quanto mais tempo sua dívida durar, mais dinheiro o aposentado do INSS pagará em juros. Contudo, reduzir o prazo geralmente implica aumentar o valor das parcelas. Assim, o que você deve procurar é a alternativa que lhe permita quitar sua dívida mais rapidamente, mas com as parcelas mensais que melhor se adequem ao seu orçamento.
De acordo com o que mencionamos no ponto anterior, é recomendável que o valor dos seus pagamentos não exceda 40% do dinheiro disponível do seu salário. Para calcular os recursos disponíveis do seu salário, você deve subtrair as despesas fixas e o pagamento de outras dívidas pendentes de sua renda total.
Os aposentados do INSS devem dar preferência às alternativas que facilitem o cumprimento do prazo de pagamento. Por exemplo, em alguns créditos você pode efetuar pagamentos online ou com transferências eletrônicas. Além disso, algumas entidades financeiras permitem depositar em diferentes estabelecimentos comerciais; até opções como créditos em folha de pagamento deduzem as mensalidades diretamente do salário.
Para mais informações sobre este e outros tópicos, visite nossa seção de Créditos.