Quando se trata de discutir a manutenção da casa e como mantê-la em ordem e limpeza, é importante considerar não apenas esses aspectos, mas também garantir que tudo funcione bem. Um dos eletrodomésticos que requer especial atenção é o fogão. Vou explicar a você por que a chama amarela é perigosa, e além disso, ensinar um truque caseiro e seguro para verificar a quantidade de gasolina no seu tanque.
Sem dúvida, a cor da chama no fogão pode indicar se tudo está funcionando correta e eficientemente. Geralmente, quando a cor azul é percebida, tudo está sob controle. Porém, quando aparece uma chama amarela ou laranja na cozinha, é um claro sinal de alerta.
Mas antes de pensar em trocar o fogão, é necessário entender os motivos reais da chama amarela.
Amarelo, Laranja ou Azul? O Que a Chama do Seu Fogão Diz
Razões pelas quais a chama muda de cor:
- É comum pensar que a chama fica amarela ou laranja devido a uma maior propagação do calor.
- No entanto, especialistas da área indicam que essa cor mostra que há muito gás e pouco ar na combustão.
- Isso significa que grande parte do gás está sendo desperdiçado.
- Portanto medidas devem ser tomadas antes que ocorra um acidente ou a conta aumente.
O que você deve fazer para evitar a chama amarela no fogão?
Como primeira medida, o funcionamento do aparelho deve ser melhorado. A recomendação é limpar as cinzas ou fuligem, que se acumulam na área dos queimadores. Se isso não for suficiente, o ideal é trocar os acessórios.
O segundo motivo pode ser a obstrução da saída do gás, talvez por defeito de fabricação ou por desgaste com o uso. Independentemente do motivo, o problema deve ser resolvido, provavelmente substituindo o queimador por um novo. Se você quiser limpá-los, confira este truque para limpar queimadores de fogão que você precisa conhecer.
Além disso, é recomendável que a chama da cozinha seja azul. Portanto, se notar alguma alteração, ela deve ser limpa com urgência. Como alternativa, você pode comprar alguns acessórios novos ou, finalmente, chamar um especialista para evitar vazamentos perigosos de gás.