O que fazer para que o gás da sua cozinha dure mais? O preço de um botijão de gás doméstico de 13 quilos custa aproximadamente entre 100 e 120, respectivamente. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas infalíveis para que esse abastecimento dure mais em casa.
Os melhores utensílios para cozinhar e economizar gás são os de aço inoxidável ou de cerâmica. Um pequeno truque que pode ajudar é que as panelas sejam do mesmo tamanho ou maiores que o queimador (boca do fogão). Ou seja, cubram-no completamente, caso contrário a chama escapará pelas laterais. Outra dica é que o fundo das panelas seja plano para garantir uma melhor condução do calor.
Para ter um cozimento mais rápido e, portanto, economizar gás é preciso tampar as panelas. Isso também ajudará a concentrar mais os sucos e aromas da preparação.
Procure ter seus vegetais e alimentos picados, descascados e bem descongelados antes de ligar o fogão, assim você não desperdiçará gás.
Quando você começar a cozinhar, é melhor fazê-lo em uma temperatura alta e abaixar gradualmente. Por exemplo, você pode desligar o fogão e deixar o calor residual terminar de cozinhar alguns alimentos, por exemplo, ao cozinhar batatas, arroz ou macarrão.
Outra opção para economizar é cozinhar o suficiente para várias refeições, já que reaquecer é mais barato do que preparar do zero.
Se os fogões ou queimadores da sua cozinha estiverem livres de obstruções, principalmente gordura e fuligem, evitarão uma má combustão e um maior gasto de gás, devendo também ter atenção para que a chama seja azul.
Por outro lado, se você detectar odores estranhos ou ruídos sibilantes fracos originados ao redor do fogão, isso pode indicar um vazamento de gás mesmo quando você não estiver preparando nenhum alimento.