As tendências de cuidados com a pele estão ganhando força durante o ano novo, pois muitas mulheres começam a se inclinar para manter a naturalidade e a luminosidade do rosto. De fato, recentemente uma nova técnica se tornou viral nas redes sociais, que consiste em fazer uma pausa nos produtos cosméticos de beleza e cuidado. Portanto, desta vez apresentaremos todos os detalhes sobre o “jejum cosmético”, também conhecido como cosmético rápido, bem como suas vantagens e desvantagens.
Como já foi abordado a pouco tempo aqui no portal, o jejum cosmético, também conhecido como “skincare fasting” ou “beauty fasting”, é uma nova tendência nos cuidados com a pele que consiste em abster-se de usar produtos cosméticos por um tempo estimado, que inclui tanto maquiagem, fórmulas hidratantes, ácidos, esfoliantes e máscaras. Na verdade, o objetivo dessa técnica é dar uma pausa no rosto para que os mecanismos de limpeza, renovação e cura do corpo funcionem por conta própria; que foi descrito por muitos como uma experiência natural de “reset”.
Para realizar este procedimento, é aconselhável principalmente avaliar a pele e ver se ela realmente precisa, o que pode ser identificado caso ela pareça opaca ou desvitalizada. Também, em caso de consulta com o dermatologista, ele poderá ser consultado sobre seu uso, principalmente no caso de manutenção de um tratamento para um caso específico, como acne ou rosácea. No entanto, se você quiser fazer um teste, pode ser tratado por um curto período de tempo, entre 3 dias a uma semana.
O jejum cosmético começa adotando uma rotina de poucos produtos, como apenas sabonete e protetor solar, já que são opções essenciais para os cuidados mais básicos. O primeiro produto deve ser incluído para evitar que a gordura, o sebo ou a poluição se acumulem na pele, enquanto o segundo a manterá protegida dos danos que os raios solares podem causar. Às vezes, as meninas adicionam uma terceira opção noturna, que é um creme ou soro hidratante, pois ajudará a manter a pele suculenta e saudável.
Além dos objetivos principais que discutimos acima, o jejum cosmético também busca proporcionar outros benefícios à pele e melhorar sua aparência. Por isso, desta vez vamos compartilhar com vocês quais são as vantagens dessa tendência de cuidados com a pele.
Um dos principais benefícios do jejum cosmético é reduzir a saturação ou acúmulo excessivo de produtos na pele. Esses casos geralmente ocorrem em quem tem uma rotina maximalista com uma longa lista de opções, que acabam não sendo tão necessárias, o que leva a que os componentes não sejam absorvidos corretamente. Descansar a pele e depois voltar a uma rotina mais consciente ajudará você a perceber as mudanças.
Alguns portais de beleza explicam que a redução de produtos químicos na pele permite mecanismos naturais para aumentar sua produção de colágeno e elastina. Graças a isso, seu rosto ficará mais firme e radiante.
Quando se trata de uma rotina de cuidados com a pele, é de extrema importância que, antes de comprar qualquer produto, seja feita uma avaliação das reais necessidades do rosto. Descansar a pele ajudará você a reconhecer quais opções você realmente precisa e poderá obter as mudanças desejadas quando terminar o jejum para iniciar sua nova rotina.
Apesar de sua recente viralidade nas redes sociais e portais de beleza, essa técnica pode se tornar uma opção não recomendada para determinados casos. Portanto, desta vez apresentaremos a você para quem não é recomendado ou suas desvantagens.
Esta tendência de cuidados com a pele não é recomendada para pessoas que seguem algum tratamento ou cujo rosto merece certos produtos para se manter saudável, como ceramidas, ácidos, medicamentos ou vitaminas, pois pode causar um efeito negativo em sua aparência.
Abster-se de usar certos produtos, em alguns casos pode causar o aparecimento de ressecamento, irritação ou, no caso contrário, uma aparência negligenciada e opaca. Por esse motivo, é aconselhável que a avaliação seja realizada principalmente por um profissional.
O jejum cosmético é uma técnica não recomendada para quem tem alta produção de sebo, pois a falta de produtos reguladores pode prejudicar o aspecto da pele e promover o aumento do aparecimento de espinhas.
Embora possa ser uma técnica utilizada por mulheres de qualquer idade, é importante consultar um profissional antes de praticá-la ou, caso contrário, mantê-la por pouco tempo. Sem dúvida, sua pele agradecerá por uma pausa nos produtos de maquiagem e ingredientes ativos, mas você poderá voltar a eles.