Pele

O que é ÁCIDO POLIGLUTÂMICO e quais são os benefícios para a pele?

Publicado por
Yanara Cardeal

Uma das chaves para o cuidado da pele é obter a máxima hidratação, e embora tenham sido lançados inúmeros cremes e soros faciais nos últimos anos com ácido hialurônico como um de seus principais ingredientes ativos, devido às suas propriedades hidratantes, a verdade é que outro ácido parece estar agora prevalecendo, que seria até quatro vezes mais hidratante do que o ácido hialurônico e que também vem da soja. Trata-se do ácido poliglutâmico ou PGA e oferecemos todos os detalhes abaixo.

O que é ÁCIDO POLIGLUTÂMICO e quais são os benefícios para a pele?

O que é o ácido poliglutâmico?

O ácido poliglutâmico é um umectante natural incrivelmente poderoso que, como já mencionamos, é derivado da soja. É um hidratante solúvel em água capaz de atrair e reter a água dentro da pele e em sua superfície.

O PGA também é um peptídeo natural. É produzido por fermentação causada pela bactéria Bacillus subtilis. Este processo de fermentação é conhecido por ser usado para fazer natto, um alimento tradicional japonês feito de soja. Na verdade, o PGA às vezes é chamado de goma natto.

Quais são os benefícios do ácido poliglutâmico?

O ácido poliglutâmico também é um ingrediente útil na indústria cosmética. Em geral, tem um efeito suavizante e hidratante na pele e também pode ajudar na cicatrização de feridas. Também foi relatado que o PGA pode prevenir a degradação do ácido hialurônico natural do nosso corpo.

Outra característica que o ácido poliglutâmico compartilha com o ácido hialurônico é a capacidade de formar uma rede de malha de hidrogel. O que essa rede faz é expandir para atrair e reter água, além de ajudar na entrega de antioxidantes (como a quercetina e o ácido ferúlico) para a pele que de outra forma seria difícil.

O ácido poliglutâmico não é necessariamente melhor do que o ácido hialurônico ou vice-versa, pois eles funcionam de maneira diferente para hidratar a pele. Quando aplicados como cuidado da pele, é verdade que tanto o ácido poliglutâmico quanto o ácido hialurônico retêm a umidade. Mas é aí que as semelhanças terminam. Em um nível básico, o ácido hialurônico ocorre naturalmente na pele, enquanto o ácido poliglutâmico não. Além disso, o ácido hialurônico pode conter apenas 1.000 vezes seu peso em água, enquanto o ácido poliglutâmico pode conter o equivalente a 5.000 vezes seu peso molecular, tornando-o mais eficaz. A boa notícia é que você pode aproveitar suas qualidades usando-os juntos.

Atenção! Esta informação é publicada apenas para fins informativos e não substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar este ou qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.