O que acontecerá se você começar a comer alho diariamente
O alho é uma planta que cada um de nós provou pelo menos uma vez na vida. Estamos tão acostumados com isso que não percebemos mais as peculiaridades que esse alimento tem. Você sabia que as propriedades benéficas do alho não se limitam a protegê-lo contra um resfriado?
>Não jogue fora a casca da banana: Veja o prato delicioso que você pode fazer com ela
1. Vai melhorar o sistema imunológico
O alho protege contra vírus e resfriados, nossas avós bem sabiam. E agora os cientistas também confirmaram essa sabedoria popular: para não ficar doente no inverno, você precisa comer alho regularmente. Isso ocorre porque é o lar de muitas vitaminas, óleos benéficos e aminoácidos, bem como da alicina – um composto orgânico que mata bactérias e fungos. Importante. Para que o alho o proteja contra doenças, ele deve ser fresco.
>Alimentos fritos que fazem você parecer mais velho
2. A pressão arterial voltará ao normal
Se você tem pressão alta, acrescente alho à sua dieta; vai dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. E junto com a pressão, as dores de cabeça também desaparecem e a carga no coração é reduzida. Para combater a hipertensão, você deve comer quatro dentes de alho por dia. Além disso, o alho reduz o nível de colesterol “ruim” no sangue entre 10 e 15%. O que isso significa para nós? O risco de contrair doenças cardíacas ou derrame é quase reduzido pela metade.
Atenção: este método não pode ser utilizado como terapia única e antes de recorrer ao alho ou aos suplementos dietéticos nele baseados, deve consultar o seu médico.
>Conheça 13 benefícios do óleo de hortelã e como fazer
3. Sua memória funcionará melhor do que antes
As empresas farmacêuticas vendem suplementos antioxidantes muito caros. Embora, no alho de toda a vida, você encontre muitos componentes que previnem o envelhecimento do cérebro, além de serem bastante baratos. Quando consumidos, os idosos evitam o risco da doença de Alzheimer e os muito jovens podem melhorar a memória e aumentar o desempenho do cérebro. E tudo o que você precisa fazer é comer alho regularmente.
4. Seu cabelo e pele voltarão ao normal
O cabelo. O alho torna o cabelo longo, volumoso e é usado até no tratamento da alopecia areata. Porém, para atingir os efeitos esperados, deve ser aplicado no couro cabeludo. Felizmente, os fabricantes de cosméticos aprenderam a fazer óleo de alho para cabelos inodoros .
Pele. Os fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele) respondem positivamente ao alho. Basta comer 2 dentes de alho por dia para promover a produção de colágeno e elastina naturais.
>Benefícios do abacaxi para o intestino, pele e imunidade
7. E os dentes vão parar de doer
Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o alho é bom para a cavidade oral. Ele mata os micróbios prejudiciais que causam o tártaro e cura gengivas doloridas. Além disso, este alimento benéfico reduz o risco de cáries. Se você comer alho regularmente, visitará o dentista com menos frequência.
>Diga adeus ao mau hálito em um gole: Aprenda a preparar a infusão mágica
Bônus: contra-indicações
No entanto, mesmo esse superalimento tem contra-indicações. Em alguns casos, o alho pode até ser perigoso:
- Os médicos não recomendam comer muito alho durante a gravidez e a lactação. E crianças até 7 anos devem consumir com moderação.
- Duas semanas antes de uma intervenção programada, seu consumo não é recomendado: dilui o sangue e pode causar sangramento.
- O alho e os produtos à base de alho podem causar uma espécie de queimadura se entrarem em contacto com a pele. Antes de usar, consulte um médico.
- Para os animais, é venenoso . Especialmente para gatos e raças de cães japoneses (Akita Inu, Shiba Inu).
- Os médicos dizem que uma pessoa saudável e sem preocupações pode consumir até 4 dentes de alho por dia e se sentir bem. E você, acrescenta alho aos pratos? Ou seu cheiro forte o assusta?