Antes de um voo decolar, a tripulação geralmente pede aos passageiros que desliguem seus aparelhos eletrônicos ou os coloquem em ” modo avião” , função que está presente em todos os smartphones (Android ou iOS), tablets e também laptops. O que pode acontecer se você decidir não ativá-lo? Aqui vamos resolver essa dúvida.
O que acontece se ninguém ativar o ‘modo avião’ do celular durante um voo?
Muitas pessoas afirmam brincando que isso pode fazer com que seu dispositivo voe pelo ar. A verdade é que este recurso é usado para desativar certas funções (wi-fi, rede móvel, Bluetooth) para que você possa usar seu dispositivo durante a viagem de avião.
Existem muitas crenças, algumas muito loucas, sobre o que pode acontecer se um passageiro decidir não ativar o ‘modo avião’ de seu celular. Se você já ouviu falar que o avião pode cair ou que deixará os pilotos sem comunicação, saiba que tudo isso é falso.
Conforme detalhado pelo AndroidPhoria, portal especializado em tecnologia, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) aprovou em 2014 uma regra que permite o uso de smartphones durante os voos, sem a necessidade de ter a famosa função ativada.
De acordo com a publicação, mesmo que todos os passageiros desativem o ‘modo avião’ de seus smartphones ao mesmo tempo, eles não causarão nenhum tipo de falha. A única coisa que pode acontecer é que, em certas ocasiões, os pilotos ouvem um zumbido quando falam com a torre de controle.
Vale ressaltar que, embora tenha sido demonstrado que não há problemas com o uso de telefones em voo, foi estabelecido que cada companhia aérea tem a última palavra. Por esse motivo, os comissários de bordo continuam pedindo aos passageiros que usem o ‘modo avião’ durante a viagem.