Sabemos que o bicarbonato de sódio é muito usado na limpeza, mas o que que acontece se eu deixar bicarbonato de sódio no colchão? Hoje vamos te contar e também ensinar a usar corretamente este ingrediente poderoso que facilita a limpeza domestica e ainda ajuda a combater fungos.
Como o bicarbonato de sódio é aplicado nos colchões, essa é uma forma tradicional de limpar o colchão para tirar poeira, maus odores e prevenir a formação de ácaros, e de fato é muito simples de fazer.
De acordo com o estudo Efficacy of Alternative Antimicrobial Agents for Hard Surface Disinfection do US National Collaborative Center for Environmental Health , o bicarbonato de sódio é bom para o meio ambiente e também demonstrou ter propriedades desinfetantes, incluindo a inibição do crescimento de fungos e microorganismos. Devido a estas propriedades é recomendado para limpar superfícies e pode ser usado em colchões.
É um procedimento longo, por isso recomendamos que você o faça com tempo:
Segundo Lauren Fountain, Certified Sleep Coach da National Sleep Foundation dos Estados Unidos, é necessário deixar o bicarbonato de sódio repousar no colchão por mais de uma hora.
Se possível, deixe a janela do quarto aberta para aumentar o fluxo de ar ou deixe o sol bater no colchão enquanto ele assa, isso vai potencializar o efeito, diz ele.
O especialista indica que, se houver oportunidade, também pode ser aplicado bicarbonato e deixado durante a noite no colchão e aspirado no dia seguinte.
Entre os principais benefícios de colocar bicarbonato de sódio no colchão é que ele remove a umidade que se acumula nos colchões devido ao suor e, assim, evita a formação de micro-organismos. Além disso, neutraliza odores, explica Fountain.
Agora que você sabe como o bicarbonato de sódio é aplicado nos colchões, não hesite em limpar seu colchão pelo menos a cada seis meses, e da mesma forma você pode protegê-lo com uma capa de colchão à prova d’água para evitar que qualquer derramamento suje a superfície.