O que acontece com seu celular se você deixá-lo conectado ao carregador o tempo todo. Na hora de adquirir um celular novo, um dos fatores importantes na tomada de decisão é a duração da bateria, já que é comum o desejo de ter o aparelho a ser adquirido para maior disponibilidade.
No entanto, não importa quão boa seja a bateria, com o tempo, ela se deteriorará. Existem estudos que afirmam que manter a bateria entre 20% e 80% carregada é bom para sua vida útil. Outras publicações apontam que é ainda melhor mantê-lo entre 40% e 80%, e até, indo ao extremo, entre 40% e 60%, embora a regra de ouro seja mantê-lo entre 20% e 80%.
Conforme explicado pelo portal internacional especializado Android Authority, “quando estão mais próximas da exaustão, as baterias de íons de lítio consomem corrente constante e operam em uma tensão mais baixa”.
A operação de baixa tensão é boa para a vida útil da bateria, pois aumenta o número de ciclos de carga disponíveis antes que você comece a ver uma redução significativa na capacidade.
Se você carregar seu telefone durante a noite ou mantê-lo conectado por horas após atingir 100%, você está acelerando o processo de envelhecimento das baterias de íons de lítio, de acordo com Dominik Schulte, diretor administrativo de uma consultoria alemã de tecnologia de dados.
Quando o celular fica carregando durante a noite, ele fica conectado por mais de quatro ou cinco horas e pode superaquecer. Isso pode prejudicar a vida útil da bateria.
Dicas para não danificar a bateria
- Não carregue o celular a 100%.
- Não carregue durante a noite.
- Carregue seu equipamento de vez em quando.
- Use carregadores oficiais. (EU)