A música de verão não é a única coisa que fica na moda nos períodos de verão. Aliás, nesta altura do ano, devemos ficar atentos aos cibercriminosos, pois todos baixamos um pouco a guarda quando o assunto é cibersegurança.
Quanto mais pessoas usarem um aplicativo, mais oportunidades os golpistas terão para fraudar e roubar. E justamente por isso, o WhatsApp, com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, é o terreno fértil ideal para eles.
Embora existam muitas maneiras de enganar as pessoas por meio desse aplicativo, os golpistas também têm seus grandes sucessos de verão, onde obtêm mais vantagem com os golpes mais frequentes e frutíferos para eles.
Sorteios. Estes estão ainda mais presentes durante o verão e é fácil lançá-los. Os cibercriminosos usam o WhatsApp para enviar mensagens em massa convidando você a participar de um sorteio de viagens, novos celulares, carros etc.
Nesse caso, eles também disponibilizam um link no qual, para participar, é preciso abrir o link e preencher um formulário. Eles o encaminham para um download de malware ou obtêm informações pessoais e privadas às quais ninguém deveria ter acesso.
Fraude falso de aniversário com distribuição de prêmios e brindes: uma mensagem simples de que uma grande marca está comemorando seu aniversário e oferecendo brindes ou grandes benefícios. Antes de ganhar o presente, você deve preencher uma pesquisa. Em seguida, você deve compartilhar a mensagem com seus contatos ou grupos de WhatsApp.
Fato é que o presente nunca chega e o usuário é redirecionado para sites que exibem anúncios. Às vezes, a vítima é solicitada a baixar aplicativos que geralmente acabam instalando algum tipo de adware que continua exibindo anúncios.
Atualizações premium como o WhatsApp Gold é um dos golpes mais recorrentes por quase cinco anos. O golpe é simples: você recebe uma mensagem que promete uma versão do WhatsApp com conteúdo exclusivo e até acesso a fotos de celebridades. Mas no momento do suposto download, infecta o celular com malware.