O bicarbonato de sódio é um composto cristalino sólido, solúvel em água, com um sabor levemente alcalino. É conhecido por ser um antiácido comumente usado para diferentes fins, focados no alívio de problemas e dores estomacais, como azia e indigestão ácida. Segundo o Medline Plus, esse composto é utilizado como medicamento, devendo ser prescrito por um profissional de saúde.
Regularmente, esse composto é consumido em comprimidos ou em pó. O bicarbonato de sódio, dependendo da condição, pode ser tomado de 1 a 4 vezes ao dia, sempre de acordo com as recomendações médicas. Alguns especialistas costumam recomendá-lo para reduzir os níveis de acidez do sangue ou da urina em certas condições.
A azia é uma sensação de queimação dolorosa sentida no peito ou na garganta. Esse desconforto ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago. Além disso, o Medline Plus aponta que, se esse desconforto persistir por mais de duas semanas, é possível que seja doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
De acordo com informações compartilhadas pelo Medline Plus, recomenda-se que o bicarbonato de sódio, quando tomado como antiácido, seja ingerido com água, de preferência de 1 a 2 horas após as refeições.
Dissolva o bicarbonato de sódio em pelo menos 120 mililitros de água. A quantidade recomendada desse composto deve ser sempre medida com uma colher medidora. Assim, não é recomendado consumir esse remédio caseiro por mais de duas semanas. Se os sintomas não aliviarem, um médico deve ser consultado.
É importante ressaltar que o uso desse composto não deve ser feito de forma leviana. Por isso, é importante consultar um especialista para evitar possíveis efeitos colaterais. Então, esse remédio caseiro não é recomendado para crianças menores de 12 anos, a menos que indicado por um médico.