Dicas de Casa

O ingrediente caseiro MAIS EFICAZ para eliminar baratas, segundo a ciência

Publicado por
Jerffeson Brandao

As baratas provaram ao longo de milhões de anos ser especialistas em sobrevivência, sobrevivendo até mesmo à extinção em massa que eliminou os lendários dinossauros. Esses insetos são tão resistentes que hoje se tornaram uma das pragas mais irritantes e difíceis de eliminar devido à sua resistência aos inseticidas. Na internet, existem vários métodos caseiros, dos quais grande parte são inúteis. Se você está procurando um método eficaz, continue lendo para aprender mais!

O ingrediente caseiro mais eficaz para eliminar baratas, segundo a ciência | Foto: Freepik

Esse é o ingrediente caseiro mais eficaz para eliminar baratas, segundo a ciência

O ingrediente escolhido é o ácido bórico, mas não vá ainda! Apesar de ser um ingrediente altamente eficaz, você deve levar em consideração a maneira correta de usá-lo, ou do contrário, pouco ou nada o ajudará. Quando se trata de uma infestação de baratas, é preciso levar o assunto a sério. Vamos ver a seguir por que o ácido bórico é sua melhor opção e como usá-lo.

Como funciona e por que o ácido bórico é sua melhor opção

Um estudo publicado no Journal of Economic Entomology menciona que o ácido bórico tem sido usado como inseticida para controlar com sucesso pragas agrícolas, de saúde pública e urbanas muito antes do advento dos pesticidas orgânicos sintéticos. “Produtos de ácido bórico, formulados como pós, sprays, iscas granulares, pastas, géis e líquidos, estão amplamente disponíveis para consumidores e profissionais de controle de pragas, especialmente para controlar infestações de pragas em residências”, escrevem os autores. Felizmente, esse ingrediente caseiro ainda faz maravilhas.

Existem duas grandes vantagens

Existem duas grandes vantagens deste ingrediente, a começar pela sua capacidade de agir de forma eficaz, mesmo que as baratas não ingiram o produto. Ou seja, funciona por contato direto e ingestão.

  1. Se uma barata comer ou entrar em contato com ácido bórico, isso danificará gravemente seus sistemas nervoso e digestivo. Caso as baratas ingiram o produto, o resultado será muito mais rápido e eficaz, recomendamos procurar esta opção.
  2. A outra vantagem do ácido bórico é que ele permanece nas superfícies por muito tempo, controlando efetivamente o reaparecimento de insetos. Esses bichos que entram em contato com a substância vão contaminar os demais em seu caminho, gerando um efeito em cadeia. Na maioria dos casos, o produto tem ação lenta. Uma barata pode levar cerca de 72 horas para morrer após ingerir ácido bórico, e mais se estiver levemente contaminada. Por isso, é preferível iscá-las para que os insetos comam o produto.

Como preparar uma isca para baratas com ácido bórico?

As baratas não serão atraídas pelo ácido bórico puro, dificultando o contato delas. Você pode borrifá-lo nas áreas infestadas, mas se quiser melhores resultados, deve misturar o produto com algo que as baratas gostem. Esses insetos adoram açúcar e alimentos ricos em amido. Veja um exemplo passo a passo abaixo:

  1. Misture uma ou duas partes de açúcar com uma parte de ácido bórico em um recipiente.
  2. Polvilhe cuidadosamente na área infestada de baratas.
  3. Tente escolher lugares estratégicos.
  4. Espere alguns dias antes de começar a ver os resultados (o efeito pode ser visto após 72 horas).

IMPORTANTE: A exposição excessiva ao ácido bórico pode causar irritação na pele, dor de cabeça, náuseas e até problemas respiratórios. Tome as medidas de proteção necessárias ao manusear o produto, como usar luvas e máscara de proteção. Além disso, mantenha o ácido bórico fora do alcance de crianças e animais de estimação. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure ajuda médica imediatamente.