O golpe contra aposentados do INSS que promete dinheiro e procura acessar suas contas.
Os golpes contra aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) estão na ordem do dia. A cada ano, beneficiários da previdência social fazem reclamações sobre as mais diversas fraudes.
Este ano, dois novos golpes possíveis foram conhecidos, desta vez focado principalmente na tentativa de enganar os aposentados e pensionistas do INSS e até mesmo seus familiares.
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O modus operandi dos golpistas é simples. Essa modalidade de golpe também já foi registrada com os aposentados da Espanha, e no Brasil não é diferente.
Eles ligam dizendo que são funcionários do da Previdência Social ou do Conselho Nacional de Previdência (CNP), dizendo que o destinatário da ligação tem um pagamento para receber em atraso em sua conta e que, por esse motivo, devem fornecer o número da conta ou número do cartão para receber o dinheiro.
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Em alguns casos, eles solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, afirmando que essa “taxa” seria necessária para a liberação de um suposto pagamento que, na verdade, não existe.
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“Eu já recebi esse tipo de ligação, mas percebi que era uma farsa. Questionei, e no momento em que ele não conseguiu me responder algumas perguntas que eu fiz, ele desligou a ligação”, afirmou uma aposentada que preferiu não se identificar.
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Este junho deste ano, a Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, divulgou um alerta sobre diversos golpes que estão sendo praticados por fraudadores que se passam por representantes do órgão para oferecer supostos benefícios e extorquir os segurados do INSS. Segundo a pasta, os golpes podem ocorrer por telefone, carta ou e-mail.
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Aproveitamos essa oportunidade para alertar sobre um golpe antigo que atinge familiares de aposentados e pensionistas do INSS. Apesar de antigo, a farsa não tem hora, nem data para acontecer. Nesta modalidade, os farsantes procuram famílias de aposentados e pensionistas do INSS que morreram recentemente e dizem que o parente tem direito a receber um determinado valor do INSS, como se fosse um seguro de vida, pedindo uma comissão para liberar o dinheiro.
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Depois, eles depositam um cheque sem fundo na conta da vítima e o depósito aparece como “valor bloqueado”. Então exigem o pagamento da comissão para desbloquear o valor. Recebem o dinheiro e somem.
A recomenda de especialistas consultados pelo Informe Brasil é prudência e bom senso nesses casos. Desligue o telefonema, nunca fornecendo informações pessoais ou financeiras a estranhos e relate o caso às autoridades competentes.
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A Previdência reforçou que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços. A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social. Portanto, em hipótese alguma, depositem qualquer valor para ter direito a benefícios.