O Décimo Quarto (14º) salário de aposentados e pensionistas do INSS em dezembro 2020.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar cerca de 35 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados mensalmente. A expectativa deles é receber o pagamento do décimo quarto (14º) salário este ano.
>Justiça publica nova decisão sobre revisão de aposentadorias e pensões do INSS: veja o que muda
O dinheiro extra está previsto no Projeto de Lei n° 3657, de 2020, que tramita no Congresso Nacional. A matéria já foi publicada no Diário do Senado Federal registrada pelo n° 76 de 2020, validando o tramite do projeto. A proposta pretende pagar o 14º aos seguintes beneficiários:
>Ofício com décimo quarto (14º) de aposentados e pensionistas do INSS chega as mãos de Paulo Guedes
>INSS: 550 mil aposentados e pensionistas escolhidos vão começar a nova Prova de Vida
1.- O projeto terá que ser votado no Plenário do Senado. O presidente do Senado, o senador Davi Acolumbre (DEM), é responsável por numerar o projeto.
2.- Segundo especialistas ouvidos pelo INFORME BRASIL, há dois caminhos para o projeto: o primeiro é ser submetido a votação de urgência.
>INSS explica como e quem do Cadastro Único tem direito a receber BPC
3.- O segundo caminho, mais provável, é a aguardar a volta dos trabalhos das comissões para que o Projeto possa seguir seu tramite. “Pela importância do tema, é possível que os senadores votem a proposta o mais rápido possível”, afirma um especialista.
4.- Após o trâmite inicial, o projeto será levado para votação no Plenário do Senado. Para ser aprovado, basta ter maioria simples (metade dos presentes + 1).
5.- A partir de então, ele segue para o Câmara. Na Casa, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é responsável por numerar a proposta. O penúltimo passo é a votação no plenário do Câmara, também com maioria simples.
6.- Aprovado no Congresso, ele segue para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. O presidente poderá vetar ou não a proposta.
>Pente-fino do INSS continuará chamando segurados com indícios de irregularidades
Não é possível prever por quanto tempo o projeto ficará em tramitação. O Congresso tem duas casas políticas. Se tiver aceitação da maioria, ela ocorrerá rapidamente. Mas se encontrar resistência, pode demorar mais tempo para ser votado.
>INSS libera pagamento de atrasados para 100 mil aposentados e pensionistas
Depende muito da presidência da Casa. Mas nesse caso, depende também da articulação política. Se o autor da proposta entender que é prioridade, vai pressionar o Congresso para que seja votado o mais rápido possível. O projeto do décimo quarto foi apresentado pelo senador Paulo Paim e decorre da Ideia Legislativa nº 136.304, apresentada por Sandro Gonçalves, advogado tributário do estado de São Paulo.