O arroz realmente remove manchas do rosto? A água de arroz ou as máscaras de pó de arroz funcionam bem? Um especialista explica a eficácia desses remédios caseiros para clarear ou remover manchas no rosto.
Receitas caseiras para manter um rosto rejuvenescido são muito populares entre os segredos de beleza que abundam na internet. Um dos ingredientes mais utilizados para “clarear manchas”, por exemplo, é o arroz em seus diversos usos. Mas é realmente eficaz?
Água de arroz
Costuma-se dizer que a água de arroz ajuda a prevenir e clarear manchas no rosto e até no corpo, como as axilas.
Conforme indicou o dermatologista Alberto Cordeiro ao portal Vix, “muitos produtos e cosméticos possuem uma substância que é extraída do arroz”, e que tudo vai depender da intensidade da mancha.
“A pele tem várias camadas. Se a mancha estiver na camada mais superficial, vai melhorar muito. Se for mais fundo, não terá efeito (água de arroz)”, acrescenta o especialista.
Como preparar a água de arroz?
Você deve lavar uma xícara de arroz. Em seguida, cubra com água. Deixe descansar em um recipiente por uma hora. O líquido, previamente coado, deve ser levado à geladeira por dois dias.
Como usá-lo?
O especialista explicou que o preparado pode ser aplicado em manchas do corpo e também do rosto, incluindo olheiras.
Você só precisa de um algodão ou cotonete, passe-o pelo local desejado e espere secar para aprofundar sua ação na pele. O especialista sugere aplicá-lo durante a noite e garante que o efeito comece a ser notado em um mês.
Se os aplicar nas axilas, rosto ou outras áreas expostas ao sol, é aconselhável aplicar protetor solar. “Se for usado à noite, é necessário aplicar protetor solar no dia seguinte pela manhã. Se quiser usar de manhã, depois que secar, passe um protetor solar”, diz.
Importante: É aconselhável sempre consultar um especialista antes de começar a usar, mesmo sendo uma receita natural.