Nutrientes necessários para cabelos e unhas, como consegui-los?

Publicado por
Jerffeson Brandao
Nutrientes necessários para cabelos e unhas, como consegui-los? – Foto: Formafit

Nutrientes necessários para cabelos e unhas, como consegui-los? O cabelo e as unhas são dois dos espelhos mais fidedignos do estado de saúde de uma pessoa e também do tipo de alimentação que esta tem diariamente.

Além de ficarem à mercê dos mais variados tipos de problema de saúde (onde se inclui, claro, o stress), as unhas e o cabelo podem ainda sair prejudicados quando se tem uma dieta rica em sal

Faça seu Shampoo de Mandioca: Brilho, Crescimento, Vitaminas e mais

E também açúcar e gorduras trans e saturadas, algo que se consegue quando o consumo de alimentos processados e industrializados é grande.

Mas as unhas e o cabelo podem também sair a ganhar com a alimentação… especialmente quando esta se aproxima o máximo possível à natureza.

Biotina: Conheça e entenda os benefícios desta vitamina para beleza

Especialista ensina

Como a médica Ana Leonor Perdigão revelou ao Lifestyle ao Minuto, existem nutrientes que se assumem como fundamentais para o bom estado do cabelo.

Falamos das vitaminas D e E, dos ácidos gordos ómega 3, do zinco e do ferro, por exemplo. As vitaminas A, C e H (ou B7) são igualmente importantes para que os fios se mantenham nutridos, fortes e resistentes às agressões internas e externas de que são alvo dia após dia.

5 cuidados especiais que deixam as unhas mais fortes em poucos dias

No que diz respeito às unhas, estas beneficiam do consumo de alimentos ricos em vitamina C (como o morango, mirtilo, tomate, kiwi, laranja, papaia, etc.)

Vitamina B12 (que se pode encontrar nas proteínas de origem animal ou em alimentos vegetais fortificados, como os cereais) e ácido fólico (presente nos ovos, brócolos, abacate e citrinos), como se lê no site Metro.

Fortalecedor de Unhas: Conheça cinco receitas caseiras e naturais

Os caldos de ossos de animais, as lentilhas e as amêndoas são outros exemplos de alimentos que deixam as unhas fortes e que evitam que sejam o maior indicador de problemas de saúde, como acontece quando estão assim.

Quando a alimentação não se mostra suficiente na hora de prevenir danos nas unhas e no cabelo, a toma de suplementos pode ser uma opção. Porém, deve ser feito um aconselhamento junto do médico, de forma a determinar qual o melhor nutriente a reforçar.

5 vitaminas para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas