No artigo de hoje, gostaríamos de falar sobre o que acontece quando certos produtos de limpeza doméstica são misturados. Uma jornalista de um conhecido jornal, depois de experimentar por si mesma os efeitos nocivos de um “coquetel” tóxico feito com a mistura de detergentes à base de ácidos, amônia e lixívia, fala sobre os possíveis riscos e o que fazer para evitar o perigo.
Ações comuns, que podem parecer inofensivas, pois sem dúvida as repetimos dia após dia durante a limpeza, podem na realidade revelar-se muito perigosas.
É o que aprendemos com uma jornalista que revela a sua experiência pessoal: entrou em contato com um coquetel tóxico muito perigoso enquanto limpava a casa de banho.
A culpa é, sem dúvida, da mistura de produtos utilizados, neste caso: vinagre branco para limpar a máquina de lavar, um produto contendo amônia para higienizar os vasos sanitários. E, por fim, alvejante para limpar o chão.
Três gestos que podem parecer inofensivos, mas que, na verdade, corriam o risco de envenenar a pessoa em questão, que só pensava em fazer brilhar todos os cantos da sua casa.
Nunca misture estes produtos de limpeza: Risco de envenenamento!
A jornalista conta que de repente sentiu a garganta irritada e teve dificuldade para respirar. Ela inalou por alguns minutos, sem nem perceber, apenas cloro gasoso, mesmo sendo quantidades insignificantes e de baixa concentração. Na verdade, foi uma reação química que ocorreu bem debaixo do seu nariz.
Desinfetantes e outros produtos de natureza semelhante contêm alvejante, que é composto de hipoclorito de sódio. Portanto, se misturado com outras substâncias, como ácidos diversos, mas também peróxido de hidrogênio e amônia, pode se tornar prejudicial e, em alguns casos extremos, até bastante fatal.
Isso pode soar como “química de laboratório”, mas é algo que pode acontecer a qualquer momento, bem debaixo de nossos narizes durante a limpeza. A exposição ao gás cloro, mesmo em níveis baixos, pode causar irritação grave das membranas mucosas, tosse e problemas respiratórios. Mas também ardor nos olhos e lacrimejamento irritante.
Os primeiros sintomas de envenenamento podem ser falta de ar, fortes dores no peito, além de náuseas e vômitos. Além disso, em níveis muito elevados, a exposição pode até levar à morte