Nunca mais um ferro vai sujar sua roupa: esse método vai deixá-lo novo | Com o tempo e o uso, o ferro vai ficando com manchas escuras na base de passar. Mantê-lo limpo e em bom estado é fundamental para cuidar das roupas. A água dos ferros a vapor causa o acúmulo de calcário e outros depósitos minerais.
Por outro lado, sprays e gomas também podem deixar resíduos pegajosos na base. Além disso, se uma peça de roupa for acidentalmente queimada, ela também pode deixar manchas que estragariam outras roupas.
Portanto, a limpeza da base do ferro é fundamental para que o pequeno eletrodoméstico continue desempenhando bem sua função, pois sujeira e queimaduras podem estragar roupas novas por terem uma parte suja ou queimada. Não é necessário ter queimado nada para tentar qualquer um dos seguintes métodos de limpeza do ferro, pois isso prolongará a vida útil do mesmo:
A seguir, contaremos 3 métodos muito úteis para limpar o ferro.
Nunca mais um ferro vai sujar sua roupa: Aprenda limpar e deixá-lo como novo
1-Limpar com Vinagre e sal
Um método que geralmente oferece bons resultados na hora de limpar um ferro sujo ou queimado, mesmo em casos difíceis, é combinar as propriedades do vinagre e do sal, dois ingredientes que já separadamente servem para eliminar as impurezas da peça metálica.
1- Basta misturar vinagre e sal em partes iguais (meio copo de cada um como medidas iguais) em um recipiente e aquecer em fogo baixo. Quando esquentar e o sal se dissolver, mas cuidado, antes que o vinagre comece a ferver, retiramos o recipiente e deixamos descansar alguns minutos.
2- Depois de verificar se o ferro está desligado, umedecemos um pano com a mistura e esfregamos na superfície da base metálica do ferro. As áreas queimadas se soltarão facilmente. Para os orifícios por onde sai o vapor, recomenda-se introduzir cotonetes molhados com a solução. O último passo: limpar e passar um pano.
3- É claro que, embora o método seja eficaz, pode se tornar um pouco desagradável devido ao cheiro que o vinagre exala enquanto está no fogo. É o preço a pagar em troca de ter o ferro como primeiro dia.
2- Limpar com velas
Um daqueles remédios chamativos da avó que continuam a ser usados até hoje. Consiste em ligar o ferro e esperar que aqueça. Quando a base atinge a temperatura, passamos a base de uma vela pelas áreas queimadas. A cera vai derreter e aderir à superfície. Então, antes que o ferro esfrie e tomando cuidado para não nos queimarmos, esfregamos com um pano ou esponja de cozinha para tirar a cera, levando também a sujeira.
3- Limpar o ferro com pasta de dentes
Pouca sujeira: Sujeira Outro aliado que temos em casa para limpar o ferro é a pasta de dente. Para casos não muito graves, bastará adicionar um pouco de pasta de dente na base e esfregar em toda a superfície. Deixamos o produto agir por cinco minutos, podemos até ligar o ferro (sem vapor) para que fique morno. Depois limpe com um pano.
Muita sujeira: Se o problema for mais grave, você pode preparar uma mistura com uma colher de sopa de pasta de dente, outra de bicarbonato de sódio e cinco de vinagre. Com o ferro levemente quente (e desligado), aplica-se a mistura na base, deixa-se agir por alguns minutos e retira-se com a ajuda de um pano úmido.
Bônus: como limpar manchas de queimadura de roupas
Dissemos no início que um erro com o ferro pode causar furos e danos irreversíveis às roupas. No entanto, se felizmente a roupa foi apenas ligeiramente danificada com marcas de queimadura, podemos tentar salvá-la com o seguinte truque caseiro:
- Espalhamos a roupa na tábua de passar com a mancha exposta.
- Molhe um pano branco com água oxigenada. Nós drenamos.
- Cobrimos a mancha com o pano.
- Aqueça ligeiramente o ferro e passe-o sobre o pano.
- Deixamos secar ao sol.
- Lavamos a roupa como de costume.