NUNCA mais quebre a casca do OVO no prato ou na panela: é muito perigoso
O ovo é um dos alimentos mais benéficos para a saúde e o mais versátil na cozinha. No entanto, deve-se ter um cuidado especial ao manipulá-los, pois podem conter bactérias conhecidas como Salmonella, que podem causar intoxicação alimentar.
Um dos erros mais comuns é quebrar a casca do ovo no prato e na panela. Embora possa parecer sem importância, a verdade é que é um gesto muito perigoso. Entenda por que!
Por que você nunca deve quebrar a casca do ovo no prato ou na panela?
A razão pela qual esse gesto é tão perigoso é muito simples de explicar. A bactéria Salmonella pode estar presente na casca, portanto, quebrá-la no prato ou na panela pode contaminá-la. Também não é uma boa ideia usar a casca do ovo para separar a clara da gema.
Salmonella é uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar em crianças e adultos. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia, febre e dor de cabeça. Na grande maioria dos casos, as pessoas se recuperam da infecção por Salmonella após alguns dias sem complicações.
Então, qual é a maneira correta de quebrar o ovo? Os especialistas recomendam fazer no balcão, mas com um guardanapo descartável. Claro, para cozinhar com segurança, depois de quebrar a casca e jogá-la fora, é preciso lavar as mãos.
4 dicas práticas
Ao manusear os ovos , há uma série de dicas práticas que são de especial interesse saber:
1. Os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira, pois é o local mais sujeito a mudanças bruscas de temperatura. O ideal é armazená-los nas prateleiras da área mais fria.
2. Lavar os ovos antes de armazená-los é um grande erro porque, ao entrar em contato com a água, a parte que veda os poros da casca é retirada e impede a entrada de microorganismos em seu interior. Além disso, cria-se uma fonte de contaminação na cozinha devido aos salpicos produzidos durante a lavagem.
3. Depois de trabalhar com ovos crus, todas as superfícies e utensílios da cozinha devem ser muito bem lavados .
4. Alimentos feitos com ovos que não vão ser consumidos no momento devem ser refrigerados imediatamente. Portanto, podem ser guardados por um período máximo de 24 horas .