Nunca mais beba cerveja assim: você não imagina o que acontece com seu corpo. Tome nota disso!
A cerveja está entre as cinco bebidas mais consumidas no mundo, superando-a o café e o chá. A cerveja tem cerca de 42 calorias, 0% de gordura, fibra, 0,5% de proteína, não tem um aporte significativo de vitaminas exceto pequenas doses de vitamina B3 e B12, tem 37 m por porção de 100 g de potássio, 8 mg de iodo e 55 mg de fósforo.
Se já gosta de a saborear uma cerveja bem gelada, pode continuar apreciando. Claro, lembre-se da moderação. No entanto, você também pode precisar levar em consideração a maneira como bebe sua cerveja, pois pode fazer a diferença na sua vida. Então descubra a seguir por que você nunca deve beber cerveja do jeito que você faz sempre.
Muitas vezes você chega em casa com vontade de tomar uma cervejinha, abre a geladeira e bebe direto da garrafa ou da lata. Esse é o pior erro de sua vida.
Pra quem não sabe, beber cerveja direto da garrafa ou da lata engorda mais. A melhor é fazer é beber de copo pois quando a cerveja passa da garrafa para o copo perde calorias.
Quando despejamos a cerveja em um copo, ele começa a perder gás carbônico, ou seja, gases e com isso evita-se aquela sensação de peso na barriga após beber a cerveja já que o gás não fica no estômago, fazendo também engordar menos. Mas não é só isso, pois à medida que o CO2 escapa, os aromas contidos na cerveja se volatilizam, permitindo-nos apreciar melhor as suas qualidades organolépticas. Quando bebemos da garrafa ou da lata, o buraco é menor de forma que essas propriedades são quase imperceptíveis.
Graças a isso poderemos saber se nossa cerveja está em boas condições ou não. Ao cheirá-lo, perceberemos todos os seus aromas e se, por exemplo, cheirar a papelão, podemos saber que o prazo de validade já passou.
Agora você já sabe que cerveja é sempre melhor beber em copo, mas se pensarmos bem, existem vários tipos de copos, então qual escolher?
Copo Garrafa: Ideal para cervejas mais leves, mas também aquelas com mais gás, pois ter uma boca grande pode fazer com que uma quantidade maior seja liberada. A temperatura também é melhor mantida neste copo.
Copo Flute: Um copo tipo flute é melhor para cervejas claras, pois permite apreciar melhor suas tonalidades. Além disso, as bolhas neste copo sobem o tempo todo e o gás é liberado rapidamente para que possamos perceber melhor os aromas.
Copo Pilsner: O copo Pilsner é o copo ideal para cervejas loiras, pois permite identificar melhor sua tonalidade dourada. Com boca larga, esse tipo de vidro retém a espuma por mais tempo. Um copo que também é muito popular ao servir cervejas de trigo como o tipo alemão Weizen.
Copo Pint: É o copo servido nos pubs ingleses. Um copo perfeito também para cerveja preta, pois concentra mais os cheiros e acumula melhor a espuma. É um copo resistente por isso é o preferido dos bartenders.
Copo normal: O copo perfeito para beber cervejas com aroma e sabor mais intensos. Assim como aqueles que possuem maior percentual de álcool. Por ter uma boca média, pode ser segurado com a palma da mão, o que ajuda a esquentar um pouco e com ela o gás e parte do álcool evaporam para que possamos perceber muito melhor os aromas.