Você já se perguntou se o ovo pode ser lavado? Você deve saber que muitas pessoas fazem isso, porém, especialistas sugerem que essa ação é desnecessária. Pois, pode ser mais prejudicial do que benéfico para a nossa saúde. Hoje te mostramos as razões pelas quais não se deve lavar os ovos e qual a melhor forma de guardá-los.
Em primeiro lugar, muitas pessoas cometem esse horror porque os ovos vêm da cloaca das aves (o tubo por onde também são excretados os resíduos da digestão das galinhas). No entanto, ao contrário do que se possa pensar, os ovos não devem ser lavados para armazenamento.
Alguns especialistas afirmam que é preferível consumir um ovo que esteja com a casca suja do que um que tenha sido lavado, o motivo é por causa de uma fina camada que é responsável por impermeabilizar o ovo e evitar a passagem de germes para dentro. Explicamos abaixo!
Por que você não deve lavar os ovos depois de comprá-los?
A casca do ovo é caracterizada por ser porosa e possuir uma fina camada de cutícula que a torna impermeável. Se o ovo for lavado, você pode remover esse ‘escudo’ que impede que as bactérias penetrem na casca. Isso é mais provável se você usar água fria ou água da torneira, o que implica um maior risco de contaminação do interior do ovo. Com isso, podemos nos expor a contrair salmonela, uma infecção bacteriana que pode ser grave e até fatal.
Por isso é recomendável não lavar o ovo antes de colocá-lo na geladeira ou consumi-lo.
Como conservar corretamente?
Agora que você sabe que os ovos não devem ser lavados, siga estas dicas:
- Compre ovos com cascas limpas e intactas.
- De preferência, guarde-os na geladeira em uma área especial para eles.
- Além disso, descarte todos os ovos que você encontrar com casca rachada ou levemente rachada.