Dicas de Casa

NUNCA dê descarga no vaso sanitário com a TAMPA ABERTA!

Publicado por
Evelin Leone

Ao longo do dia, como é natural, acabamos por utilizar a sanita para expulsar as nossas necessidades ou mesmo para deitar fora papel higiénico ou lenços de papel utilizados para outras tarefas.

É preciso ressaltar, porém, que o vaso sanitário não deve ser utilizado para jogar fora lenços de papel ou lenços umedecidos, pois sua composição pode entupir o ralo e, consequentemente, criar um problema para o aparelho sanitário.

NUNCA dê descarga no vaso sanitário com a TAMPA ABERTA! – Foto: Canva

NUNCA dê descarga no vaso sanitário com a TAMPA ABERTA!

Portanto, é sempre melhor aceitar se o que jogamos no vaso sanitário é biodegradável, mas, acima de tudo, se podemos jogá-lo dentro ou se deve ser jogado no lixo.

Além disso, muitas vezes nossas mães e avós nos disseram para abaixar a tampa do vaso sanitário após o uso para evitar a ocorrência de episódios desagradáveis.

Um desses motivos é evitar que os maus odores escapem; na verdade, são utilizados produtos comerciais que são colocados no vaso sanitário para liberar um bom perfume.

Mas um dos principais motivos, devido às notícias vazadas ao longo das décadas, é o medo de que, devido à ligação com os esgotos, possam surgir ratos, cobras ou baratas de dentro do vaso sanitário.

Isso pode parecer absurdo e improvável, mas se você der uma olhada na web, poderá encontrar artigos falando sobre alguns episódios desse tipo que aconteceram em diversas partes do mundo.

Segundo alguns estudos, porém, o assento do vaso sanitário deve ser abaixado não só após o uso, mas também antes da descarga, diferentemente do que alguns de nós costumam fazer.

A razão é por causa dos germes e bactérias que podem ser liberados no ar. Na verdade, depois de usar o banheiro, a água que se forma não é mais higienizada, mas contaminada por fezes e urina.

As consequências

Como resultado, formam-se germes e bactérias que não estão apenas dentro das gotículas que podem escapar do vaso sanitário, mas que conseguem se volatilizar no ar quando vamos dar descarga.

Estas substâncias voláteis depositam-se não só nas nossas roupas, mãos, rosto e outras partes expostas do nosso corpo, mas também no ar até acabarem em toalhas, pias e escovas de dentes.

A sua ingestão pode causar problemas intestinais graves e, assim, dar origem a gastroenterites que podem ter consequências no estômago e no cólon.

Ao baixar o assento da sanita, no entanto, reduzimos em 80% o deslocamento destas bactérias para outras superfícies e protegeremos a nossa saúde e a das pessoas que vivem conosco.

Porém, se não temos como baixar a tampa da sanita porque estamos em casas de banho que não são nossas e são habitualmente utilizadas em postos de gasolina, lojas ou outras instalações, existe um método para baixá-la sem tocá-la com as mãos.

Devemos levantá-lo, se ainda não estiver levantado, e abaixá-lo com a sola dos sapatos, para que nossas mãos fiquem livres e limpas para depois tocar nossas roupas e partes do corpo.

Portanto, é sempre melhor ter cuidado ao dar descarga, porque, se não o fizermos, não só poderemos ter problemas de higiene, mas também poderemos ter consequências muito incômodas para a saúde.