Os ritmos da vida cotidiana são frenéticos. Para otimizar o tempo e ter uma refeição fresca e pronta, muitos supermercados expõem frutas e legumes já preparados, cuidadosamente cortados e separados.
Definitivamente, uma situação atrativa, visto que a comida já está pronta para ser consumida. Podemos comprá-la e comê-la em qualquer lugar, economizando tempo.
Frutas e legumes já cortados, cortados em pedaços bem cuidados, são depois colocados em bandejas de poliestireno e embrulhados em filme transparente.
Comprar esses produtos pode parecer uma vantagem, já que não é necessário descascá-los, limpá-los e cortá-los. Eles já estão prontos, mas o que você precisa saber? É seguro consumir esses produtos?
Na verdade, os especialistas desaconselham a compra de produtos já cortados e limpos, por diversos motivos. O primeiro é o impacto ambiental. Na verdade, como mencionado, estes produtos são embalados em película transparente e colocados em bandejas ou em recipientes de plástico.
As embalagens são, portanto, poluentes e têm um impacto significativo no planeta. Mas quais são as outras razões para desencorajar a sua compra?
A segunda razão apresentada pelos especialistas está ligada à proliferação de bactérias. Na verdade, os alimentos já cortados e limpos deterioram-se mais rapidamente, mesmo que estejam bem embalados e colocados em plástico.
Os produtos comercializados pelas indústrias são seguros, pois enfrentam processos de limpeza rigorosos, com regras a serem seguidas. Mas e os produtos comercializados pelos próprios supermercados?
Não temos como saber se os alimentos cortados e limpos pelos trabalhadores do supermercado foram manuseados corretamente. Isso pode estar contaminado, basta muito pouco, como usar a mesma faca para produtos diferentes. Por fim, o terceiro motivo é o alto custo. Assim, já tratados e processados, esses alimentos custam mais caro.
Produtos limpos, cuidadosamente cortados, arrumados, embalados, obviamente custam mais, visto que o pior trabalho já foi feito por outros. Os consumidores só precisam comer, mas isso afeta suas carteiras.
Em suma, os especialistas alertam os consumidores, desaconselhando a compra de produtos prontos. Então, é melhor comprar frutas e vegetais frescos, pois são muito mais saudáveis e seguros.