Você já parou para pensar que algo tão simples como escovar os dentes poderia ter um erro grave? Pois é, acredite ou não, muitas pessoas cometem esse equívoco sem sequer perceberem.
Mas não se preocupe, neste texto vamos desvendar esse mistério e explicar por que você nunca mais vai querer cometer esse erro ao escovar os dentes. Fique atento, pois as informações que você está prestes a descobrir podem fazer toda a diferença para a saúde dos seus dentes e da sua boca.
Escovar os dentes é essencial e deve ser feito todos os dias, várias vezes ao dia, pelo menos no final de cada refeição, bem como antes de dormir.
Não fazer isso regularmente também pode afetar a língua, aspecto que você também pode verificar pessoalmente antes de fazer um check-up no dentista. A cor da língua deve ser rosada e uniforme. Porém, se isso não acontecer e você notar inchaço, aspereza e coloração branca, isso indica presença excessiva de bactérias.
Todos nós já escovamos os dentes milhares de vezes na vida, mas é muito provável que o tenhamos feito muitas vezes de forma automática, talvez sem pensar muito a respeito. Escová-los e enxaguá-los com enxaguatório bucal permite neutralizar as bactérias presentes na boca e prevenir problemas como cáries, gengivite, mau hálito, periodontite e placa bacteriana. Fazer isso regularmente também reduz a possibilidade de encontrar desalinhamentos, que só podem ser resolvidos através do aparelho.
Porém, às vezes a pressa nos leva a fazer essa operação perto das refeições, mas isso está errado. Normalmente, devem ser gastos pelo menos 30 minutos na absorção de alimentos e bebidas, que podem danificar o esmalte.
Mas há um erro que muitos certamente cometem e que pode ser verdadeiramente prejudicial. Justamente por isso é bom estar atento para não cometê-lo novamente. A grande maioria das pessoas, na verdade, tende a enxaguar imediatamente após a escovação, mas você deve garantir que o flúor contido no creme dental permaneça naquele local para que ele possa agir. Caso contrário, a água impediria quaisquer efeitos positivos.