Novos truques dos golpistas para roubar seu coração e dinheiro
Nem todo mundo que usa sites de namoro online está procurando por amor. Os golpistas criam perfis online falsos com fotos de outras pessoas – até mesmo fotos roubadas de militares reais.
Eles mostram seu amor muito rapidamente. E eles atacam as mulheres apaixonadas com histórias inventadas de que precisam de dinheiro – para emergências, contas hospitalares ou viagens. E por que todos esses truques? Eles só querem roubar seu dinheiro.
Novo Golpe – saiba como acontece
E se isso não bastasse, os golpistas de romance agora também estão implicando suas vítimas em novo golpe que envolve fraudes bancárias online.
É assim que funciona: Os golpistas criam perfis de namoro para encontrar vítimas em potencial. Depois de estabelecer um “relacionamento” com eles, eles encontram motivos para pedir ao crush que abra uma nova conta bancária. Os golpistas então transferem o dinheiro que roubaram para a nova conta, pedindo às vítimas que transfiram o dinheiro para fora do país. As vítimas acreditam que estão apenas ajudando sua nova alma gêmea, sem perceber que estão sendo cúmplices de um crime.
Estes são alguns dos sinais de alerta de que seu novo relacionamento amoroso online pode ser uma farsa. Se eles te perguntarem:
- conversar imediatamente fora do site de namoro, via e-mail, texto ou telefone pessoal
- fazer uma transferência de dinheiro por PIX
- abrir uma nova conta bancária
Você sabia que pode fazer uma pesquisa de imagem para a foto do seu crush no seu mecanismo de busca preferido? Se você fizer uma pesquisa de imagens e a foto dessa pessoa aparecer com vários nomes diferentes, provavelmente você está lidando com um golpista. E se o perfil online da pessoa desaparecer após vários dias de encontro com ela, isso é outra bandeira vermelha.
Aqui está o melhor conselho: não envie dinheiro para ninguém que você conheceu online – por qualquer motivo. Se o seu crush do site de namoro pedir dinheiro, você pode contar que é uma farsa.
Infelizmente, os golpes de namoro online são muito comuns. Pode haver dezenas de milhares de vítimas, e apenas uma pequena parte relata isso a Polícia Civil. Se isso acontecer com você, denuncie.